Atribuição de apoios extraordinários a associações desportivas "aqueceu" discussão entre vereadores Ricardo Araújo e Nelson Felgueiras

O vereador do PSD, Ricardo Araújo, e o vereador do desporto, Nelson Felgueiras, protagonizaram uma acalorada discussão, na última reunião do Executivo, durante a apreciação da proposta de atribuição de subsídios extraordinários a três associações desportivas do Concelho.

Depois de terem sido aprovados por unanimidade os apoios à formação desportiva mediante as candidaturas apresentadas por meia centena de instituições, a vereação analisou uma outra proposta para a atribuição de subsídios a título extraordinário a três associações, igualmente para apoio à formação.

Esta situação levou o vereador do PSD, Ricardo Araújo, a considerar que a proposta deveria apresentar os fundamentos por escrito. "Votamos os apoios ordinários à formação e logo a seguir aparecem apoios extraordinários. Se é um apoio extraordinário deve ser submetido para votação com a fundamentação devida para que seja possível analisar. No caso do râguebi é suficiente, já não percebo o argumento relativamente aos outros dois subsídios", comentou o vereador, justificando as dúvidas na atribuição de um apoio a um clube sem saber qual é o motivo para não apresentar dentro do prazo. É indiferente apresentar a candidatura dentro ou fora do prazo?", questionou.

O vereador com competências na área do desporto, Nelson Felgueiras, explicou que o motivo encontrava-se fundamentado, sendo "um atraso".

O representante social-democrata, insistiu, alegando que importava saber "qual o motivo do atraso", gerando-se uma discussão em que surgiu a alusão às recomendações feitas na auditoria interna realizada no ano passado após ter surgido uma controvérsia em torno dos apoios atribuídos às associações desportivas.

Seguiu-se um diálogo tenso, em que o Presidente da Câmara teve de intervir e que reproduzimos no essencial:

Nelson Felgueiras : Já ouvi algumas coisas que eram além daquilo que era razoável, mas que entendi por um critério de sã convivência não me expressar. O sr. vereador está a ultrapassar o limite que não lhe admito a si nem a ninguém que ultrapasse. E que fique bem claro: não admito a si nem a ninguém que seja ultrapassado.
Ricardo Araújo: Sr. vereador não se incomode assim tanto!

Nelson Felgueiras: Incomodo! Incomodo!
Ricardo Araújo: Aquilo que disse é fundamentado num relatório de auditoria apresentado nesta reunião de Câmara (Presidente da Câmara tenta acalmar os ânimos, numa altura em que o diálogo subiu de tom);
Nelson Felgueiras: o sr. vereador diz aquilo que entende não é a quem quer, é a quem pode... E a mim não me diz isso. E que fique bem claro.
Ricardo Araújo: Aquilo que eu disse é bem assente no relatório da auditoria apresentado nesta reunião de câmara e que faz apreciações relativamente aos critérios de transparência...
Nelson Felgueiras: seja sério, seja sério!
Ricardo Araújo:... na atribuição dos apoios
Nelson Felgueiras: Seja sério! O Sr. não diz o que quer a quem quer!
Presidente da Câmara: Srs. vereadores, não!
Ricardo Araújo (já num tom mais moderado): O que disse e reitero é ao abrigo do relatório de auditoria que faz críticas relativamente aos critérios de transparência e de rigor com que são atribuídos estes apoios, percebe! É a isto a que me refiro. O sr. escusa de estar a extravasar para a dimensão pessoal! Isto é intervenção política fundamentada. E por isso faço estes alertas que estes apoios deveriam ser devidamente fundamentados para serem claros e transparentes.
Presidente da Câmara: Srs. vereadores não foi um momento bom! Continuaremos a trabalhar neste sentido porque apoios extraordinários haverão sempre. O novo Regulamento que está a ser elaborado remete para esta possibilidade, em determinadas circunstâncias dos apoios extraordinários. Agora, o vereador Nelson deu as explicações, o vereador Ricardo não as quis entender...

Em causa na proposta estão apoios aos clubes Grupo Desportivo Unidos do Cano (10 mil euros), PAJEG – Associação Desportiva de Gondar (5 mil euros) e Guimarães Rugby Union Football Club (15 mil euros).
A proposta foi aprovada pela maioria socialista, com a abstenção dos vereadores do PSD e do CDS-PP. Já a anterior proposta correspondente à atribuição de apoios às associações desportivas - época 2023/2024 - para a formação desportiva foi aprovada por unanimidade.


Marcações: reuniao do executivo vimaranense

Imprimir Email