Sílvia Pontes: Uma artesã com actividade na área da encadernação e cartonagem

Nascida em Guimarães no decorrer do ano de 1977, a artista com referências contemporâneas destaca-se pelo seu ofício pouco comum nos dias que correm, e a BIGGERmagazine foi saber mais sobre a vida e percurso desta Vimaranense.

Como sempre encontrava poucas ou nenhumas alternativas às oferecidas em produções em série, em 2003 Sílvia Pontes optou por partir na aventura e apostar de pés e cabeça nesta arte e ofício. “Álbuns de fotografia, livros de honra e respectivos invólucros com pormenores de gravura, são manualmente concebidos por medida, com propósito verdadeiramente dedicado e personalizado, eternizando momentos únicos e especiais,” referiu.

 

Sempre muito ligada às suas raízes, o que a ajudou a traçar este percurso, podemos observar em Sílvia Pontes uma aproximação muito grande com a família. Durante a infância esteve em contacto com o seu lado criativo o que porventura a levou a optar pelas artes. “Tive o privilégio de crescer com tempo e de brincar até mais tarde porque fui sempre acompanhando as idades da minha irmã e dos meus primos, mais novos. Tive oportunidade de explorar o meu lado criativo, em especial com a minha avó materna, costureira de profissão. Havia sempre chitinhas de sobra e uns botões em segunda mão que reutilizava nas minhas invenções. O meu avô dizia que um dia viria a ser engenheira. Hoje tem graça rever e pensar nisto”, disse sorrindo.

 

Para continuar a ler esta entrevista inspiradora adquira já a BIGGERmagazine deste mês!

 

Marcações: Bigger

Imprimir Email