FOTOS E VÍDEO: Projecto piloto «Minho Wine Experience – Enocicloturismo» percorreu mais quatro municípios da CIM do Ave

A segunda parte do evento «Minho Wine Experience - Enocicloturismo», promovido pela Comunidade Intermunicipal do AVE (CIM do Ave), no âmbito do PROVERE 'Amar o Minho', juntou mais uma vez o desporto e turismo ao universo do vinho, história local e produtos regionais.

Depois do sucesso do primeiro percurso que passou pela Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto, no passado Domingo realizou-se a segunda parte desta iniciativa que começou em Fafe, passou por Guimarães, Vila Nova de Famalicão e terminou em Vizela.


O primeiro grupo fez um itinerário de 70 quilómetros que passou por Fafe, Guimarães, Famalicão e Vizela. O segundo não foi a Famalicão.
Estes percursos tiveram várias paragens com o objetivo dos 54 participantes desfrutarem de experiências gastronómicas e vinícolas da região do Minho. A primeira no posto de turismo de Fafe revelou-se uma experiência singular com uma prova de vinhos pelas 9h00. Vera Lima em representação dos Vinhos Norte apresentou alguns dos seus nectáres da natureza e foram muitos os que não resistiram a provar, mesmo àquela hora da manhã.
Paula Nogueira, vereadora do Turismo e Cultura de Fafe, enalteceu a junção do desporto, sustentabilidade e promoção dos vinhos da região num só evento. “Este projeto vai ao encontro daquilo que defendemos em matéria de produto turístico para o nosso Concelho que tem como principal característica a natureza, mas também um ambiente urbano muito acolhedor. Aliar a sustentabilidade, o desporto, a gastronomia e os vinhos da região faz todo o sentido, porque são quatro fatores importantes do Minho”.

A segunda paragem levou-os até à Cidade-Berço com uma paragem em frente à Câmara Municipal de Guimarães onde à espera dos participantes já estava o vereador da cultura, Paulo Lopes Silva, que lhes deu as boas vindas e sublinhou a importância deste projeto pioneiro. “Um concelho como Guimarães que tem vindo a procurar diversificar a sua oferta, faz todo o sentido acolher esta iniciativa. Os nossos vinhos verdes que são reconhecidos a nível nacional e internacional fazem um ligação com outros produtos turísticos como o desporto e a mobilidade sustentável. Guimarães enquanto destino tem uma atratividade muito grande, sobretudo, com a classificação da zona de Couros como Património da Humanidade e é importante continuarmos a explorar o que de melhor tem o Minho”.

A terceira paragem teve como principal foco uma experiência vinícola na Quinta Pousada de Fora. O gestor do espaço, Rui Guimarães, deu uma breve explicação sobre os vinhos que ali se produzem e deu-os a provar aos ciclistas que já estavam a precisar de repor energias.

Dali voltaram a dividir-se. Os ciclistas foram até Vila Nova de Famalicão, onde passaram pela Câmara Municipal e fizeram mais uma prova de vinhos na Casa de Compostela orientada pelo enólogo Joaquim Dias. A vereadora do Turismo, Luísa Azevedo, frisou a importância da iniciativa para o território do Minho, Cávado e Ave, mas sobretudo, para o Município. “Este é um grande projeto no âmbito do turismo e é de salutar todas as partes envolvidas neste evento. Mais uma vez conseguimos promover os produtores e produtos locais”.

Os turistas apanharam um autocarro que os levou até S. Bento das Pêras em Vizela. Visitaram os vários pontos de interesse do local, nomeadamente, o Santuário, a gruta de Santo Huberto, entre outros, e desceram de autocarro até à quinta Caves Casalinho que fica localizada naquele município. Onde um pouco mais tarde se juntaram os ciclistas. A vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela acentuou a importância deste evento no âmbito da sustentabilidade, do turismo e da viticultura. “Mostrar que é possível fazer percursos cicláveis, faz-nos ponderar criar um rede de ciclovias intermunicipais que pode ser um projeto enquadrado nos projetos da sustentabilidade ambiental para a região, aliando tudo isto à excelente gastronomia minhota e aos vinhos verdes de enorme qualidade”.

Depois de estarem novamente reunidos o organizador do evento, Patrick Esteves, teceu um breve comentário para fazer o balanço da atividade que se revelou um sucesso. “Foi um enorme desafio superado com sucesso. A recetividade à prova foi muito positiva e foram muitos os que se disponibilizaram a experimentar não havendo nada semelhante para terem um termo de comparação. O enocicloturismo é um projeto que tem muito para oferecer e acredito que cada vez mais pessoas fiquem interessadas em ter esta experiência”, concluiu.

Seguiu-se Marta Coutada que insinuou que para o ano a probabilidade de outro «Minho Wine Experience» é muito grande. “Este é um projeto piloto inovador que já percorreu o Alto Minho, o Cávado e termina com território do Ave e a promoção da região e dos produtos que dela fazem parte é cada vez mais uma obrigação pela qualidade que apresentam e aliar este conhecimento à mobilidade sustentável faz cada vez mais sentido uma vez que caminhamos para um planeta verde. Uma vez que foi tão bem recebido por todos os municípios envolvido é possível uma próxima edição em breve”, reforçou.

Os 54 participantes percorreram paisagens naturais, ricas em história, cultura e conhecimento. No final, puderam desfrutar de um menu de degustação na quinta Caves Casalinho, representada pelos proprietários Joaquim e João Reis, composto por iguarias representativas da região em pairing com uma seleção de vinhos verdes dos produtores locais, que ao longo da experiência fizeram a apresentação e prova dos seus vinhos. Esta iniciativa foi promovida pelo Consócio Minho Inovação, no âmbito do projeto PA.9 Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento.

 

Marcações: CIM do Ave, Minho Wine Experience

Imprimir Email