CDU reuniu com a CIM do Ave sobre oferta de transportes públicos colectivos

A oferta pública de transportes colectivos foi o tema da reunião entre representantes da CDU e a CIm do Ave, realizada esta quarta-feira.

Na reunião, a CDU defende que "a articulação da oferta de transportes entre as CIM do Cávado, CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto seria uma enorme mais-valia" para a população e para a promoção do transporte público de passageiros.
Em comunicado, a CDU defende que "só criando condições vantajosas é que as pessoas podem reduzir a utilização do transporte particular", sendo uma realidade que o PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, iniciado em 2019, "levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público colectivo". Também o passe intermodal "facilitou a utilização dos transportes públicos geridos pelas diferentes operadoras, respondendo às necessidades da população".

Em comunicado, a CDU manifestou preocupações acerca do "insuficiente financiamento da oferta de transportes".
"A discriminação nos valores do financiamento via PART comparativamente com Lisboa e o Porto foi também referida, com a ilustração que apesar dos territórios da CIM do Ave corresponderam a 5% da população nacional apenas são atribuídos cerca de 2% das verbas disponíveis", lê-se no referido comunicado.
Na reunião foi ainda possível abordar o tema do ambiente, nomeadamente a floresta e a prevenção de incêndios rurais, tendo ressaltado que faltam recursos financeiros para dar resposta às reais necessidades.

A delegação da CDU foi composta por Sandra Cardoso, 1ª candidata pelo Círculo de Braga, Inês Rodrigues e Ana Sofia Cabeleira, candidatos à AR, e Torcato Ribeiro, mandatário regional da CDU e membro da AM de Guimarães.


Marcações: CIM do Ave, CDU

Imprimir Email