FOTOS E VÍDEO: Iniciativa «Residências Gastronómicas» terminou com experiência gastronómica ao ar livre em Famalicão

O Mercado Municipal de Famalicão foi o local escolhido para o encerramento da iniciativa «Residências Gastronómicas». Foi em ambiente de animação e muito trabalho que na passada sexta-feira (22 de setembro), terminou este projeto no âmbito do Consórcio Minho Inovação em parceria com as CIM do Alto Minho, Cávado e Ave.

Os 10 alunos participantes de várias escolas de formação profissional do curso de Cozinha e Pastelaria aproveitaram o final da experiência para mostrarem tudo aquilo que aprenderam durante os seis dias em que percorrem o território do Minho com o objetivo de terem contacto direto com a terra, produtos endógenos, produtores, agricultores, investigadores e historiadores do sector gastronómico. Juntamente com os três Chefs que os acompanharam neste desafio, designadamente, Liliana Duarte, Renato Cunha e Álvaro Dinis Mendes, os jovens apresentaram uma experiência gastronómica que contemplou uma sopa de peixe, feijoada de cogumelos, arroz de cabidela e leite creme. Esta experiência interativa reuniu professores, familiares, entidades oficias e comunidade em geral que fizeram o gosto ao palato e provaram a refeição, à qual teceram rasgados elogios.

O Chef Álvaro Dinis Mendes falou de uma experiência enriquecedora. “Houve momentos de maior concentração, outros de diversão e descontração e ainda outros de formação, todos eles fazem parte do processo. O grupo mostrou-se sempre interessado em aprender e apesar de ter sido uma semana intensa foi gratificante”.


Pedro Oliveira, em representação do grupo de participantes, revelou ter sido um desafio inesquecível. ” Foi uma experiência incrível e que recomendo a outros alunos que estejam nesta área. Aprendemos muita coisa durante esta semana e temos noção que ficou muito por saber, por isso, gostávamos que se prolongasse mais uns dias”, confessou.

Também marcaram presença a Primeira-Secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada, o vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Ricardo Mendes, a vereadora do turismo daquele Município, Luísa Azevedo e a vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela, Agostinha Freitas.

Esta iniciativa teve como objetivo potenciar os recursos do Minho, pelo seu carácter singular, único e diferenciador, criando valor cultural e económico na região e atraindo novas sinergias de identidade, valorização e inovação. Desta iniciativa nascem outros eixos complementares que visam a (re)construção de uma identidade coletiva autêntica, viva, real e moderna, aplicando-a numa variedade de ofertas turísticas novas e consolidadas que refletem a riqueza e diversidade da região. E o objetivo foi conseguido de acordo com o balanço de Marta Coutada. “Correu muito bem, o que significa que para o ano é possível uma outra edição. O programa era excelente e diversificado, o que permitiu que este grupo de estudantes estivesse em contacto com o território e os produtos das três Comunidades Intermunicipais, que contactassem com restaurantes icónicos de alguns municípios e respetivos Chefs e ao mesmo tempo adquirissem ferramentas essenciais para o seu futuro profissional”.

Os 10 alunos participantes tiveram a oportunidade de aprender com Chefs de reconhecido mérito gastronómico que durante seis dias viajaram com eles pelo território do Minho partilhando conhecimento sobre produtos endógenos, contacto com a terra e com a natureza, com o intuito de promover o Minho e os produtos minhotos.

Este evento intenta o envolvimento da comunidade e de parceiros na promoção da gastronomia do nosso território, tendo como mote principal a criação de desafios, para os alunos de Gastronomia desta região, de forma a celebrar e valorizar as receitas e produtos endógenos e da tradição minhota.

Esta iniciativa foi dinamizada no âmbito PROVERE Minho Inovação, sob a égide da marca “Amar o Minho”, inserida no Projecto Âncora n: º 9 - Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento, cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Marcações: CIM do Ave, Residências Gastronómicas

Imprimir Email