David Helbock's esta segunda-feira no Guimarães Jazz

O programa do Guimarães Jazz continua esta segunda-feira com o projecto Random/Control, do pianista austríaco David Helbock. O espectáculo está marcado para as 21h30, no pequeno auditório do Centro Cultural de Vila Flor.

"Apesar de composto apenas por três músicos, a música desta formação é produzida com recurso a mais de vinte instrumentos, incluindo eletrónicas, percussão, didgeridoo e inúmeros tipos de sopros, todos eles tocados pelos elementos da banda. Desde a sua fundação, o grupo já editou três álbuns, sendo o último, Tour d’Horizon (2018), centrado na interpretação de composições dos pianistas que influenciaram a visão artística de Helbock, pelo que o concerto no Guimarães Jazz corresponderá portanto a uma viagem pelo cânone do piano-jazz, através de re-interpretações expansivas de obras de Duke Ellington, Keith Jarrett ou Carla Bley", indica a organização.

Também esta segunda-feira, arrancam as oficinas de jazz, uma experiência única de trabalho criativo com músicos de elevada qualidade técnica. Tal como as jam sessions, são dirigidas pelos músicos residentes que se deslocam propositadamente dos EUA a convite do festival, fixando-se em Guimarães durante duas semanas.

Este ano, as oficinas de jazz serão orientadas por um conjunto de músicos oriundo daquela que é uma das cidades mais importantes do jazz: Chicago. O contrabaixista e compositor Matt Ulery, o pianista Rob Clearfield, o saxofonista Greg Ward, o baterista Quin Kirchner e o violinista Zach Brock são instrumentistas versáteis e de notáveis recursos técnicos com uma sólida reputação no exigente circuito da cidade-capital do Illinois e que têm vindo a percorrer uma trajetória profissional que já lhes permitiu colaborar com nomes importantes da música contemporânea.

Imprimir Email