Festival de percussão regressa ao calendário de Guimarães e Famalicão

A IV Edição do Peles - International Drum Fest, que decorre de 1 a 5 de Outubro foi apresentado esta segunda-feira na Junta da Freguesia de Vermil. Trata-se de um festival onde sobressai a linguagem da música percutiva, que segue os moldes das edições anteriores.

"Continua com a preocupação de fazer com que a população deste território tenha acesso a um conjunto de projectos mais ligados à linguagem percutiva. Este território tem uma forte ligacção com a percussão", explicou o Director Artístico, Alberto Fernandes.

No dia 1 de Outubro, o Auditório do ATC, em Joane, recebe o espectáculo «Atlantic Percussion Group», a partir das 21h30. No dia seguinte sobe ao palco Vitor Castro, num momento marcado para 21h30, na Igreja de Oleiros de Guimarães. Já para o dia 3 de Outubro estão marcados dois concertos. O primeiro tem lugar no Auditório do ATC com duas sessões de «Odaiko Percussion Group», às 10h00 e 14h30, para a infância. À noite volta ao palco Vitor Castro, desta feita no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Mogede, pelas 21h30.

O Espaço Fauna, em Joane, recebe no dia 4 de Outubro, às 21h30, Quiné Teles, com «No sótão da velha». Para o último dia, 5 de Outubro, estão marcados mais dois concertos. O Parque da Vila de Brito acolhe, a partir das 21h30, os espectáculos de José Afonso Sousa, com «Natute Eletronics & Percussions», seguindo-se os «Sons do Douro». 

Este é um festival de percussão que, segundo Marçal Salazar,  Presidente de Junta da Freguesia da União de Freguesias de Airão S. João, Airão Santa Maria e Vermil, valoriza "o território, a juventude e a comunidade". A iniciativa também recebe elogios dos vereadores da cultura dos municípios de Guimarães, Adelina Pinto, e de Famalicão, Leonel Rocha, pelo trabalho de cooperação dos dois concelhos. 

No dia 1 de Outubro vão ainda ser apresentadas as obras vencedoras do primeiro concurso internacional de composição para percussão, com o prémio Bernardino Machado para a música a solo e o prémio Teófilo Braga para música em ensemble.

Marcações: Peles - International Drum Fest

Imprimir Email