Igreja da Oliveira recebe II Jornadas do Órgão Histórico

A segunda edição das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira realiza-se de 1 a 8 de Dezembro, numa iniciativa com uma variada oferta cultural e religiosa que prevê concertos de música sacra, visitas guiadas musicais, missas solenizadas com órgão e meditações musicais a realizar na Igreja da Colegiada da Oliveira.

Os concertos realizam-se no domingo, dia 5, e no feriado de 8, quarta-feira, às 16h00, e têm entrada livre. Já as visitas guiadas partem do Museu Alberto Sampaio, com a contextualização histórica, e seguem um itinerário pela igreja que termina com a subida ao coro-alto, onde os participantes poderão observar o modo de funcionamento do órgão e assistir a um recital. As visitas realizam-se duas vezes por dia, às 10h30 e às 14h30, e estão sujeitas a inscrição prévia que deve ser efetuada através do número 960 238 264.

As II Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira voltam a ter a direção artística de Nuno Mimoso, músico, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona, na Alemanha, e consultor da Direção Regional de Cultura do Norte. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Colegiada da Oliveira, a Sociedade Musical de Guimarães e o Museu de Alberto Sampaio, tendo ainda o apoio do município.

Datado do século XIX, o órgão da Oliveira é uma obra do mestre organeiro vimaranense Luís António de Carvalho e é o segundo maior órgão histórico do Norte de Portugal. Foi restaurado entre 2011 e 2013 em Esmoriz, na Oficina e Escola de Organaria.

 

Marcações: Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira, Igreja da Colegiada da Oliveira

Imprimir Email