Guimarães tem um "plano" para promover a leitura

Guimarães apresentou, esta segunda-feira, o Plano Local de Leitura, numa parceria com a Universidade do Minho, assinalando desta forma o 30.º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão. 

Sob o lema «Ler é Património», o plano arranca este ano com um diagnóstico, que pretende mapear a leitura dos munícipes, num momento que vai decorrer até ao próximo ano. A operacionalização inicia em 2023 e vai decorrer até 2027. 

A segunda fase do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) implementou-se com o lançamento dos Planos Locais de Leitura (PLL), designação adoptada para exprimir a participação das autarquias numa política articulada de promoção da leitura e de melhoria das competências de literacia. Este documento apresenta um plano global onde os variados atores culturais, educativos e sociais são envolvidos com vista a uma política integrada de leitura. 

Este será um instrumento político de promoção da leitura, de acordo com o professor da Universidade do Minho, Fernando Azevedo.

A Vice-Reitora para a Cultura e Território da Universidade do Minho, Joana Aguiar e Silva, sublinhou que a leitura é um fundamento para "cidadania" e para "comunidade democráticas".

Por último, a Vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, assumiu que o Plano Local de Leitura quer disponibilizar leitura a todos os cidadãos, seno que frisou que a "leitura é conhecimento".

"Precisamos de fazer leitores e atacar toda a comunidade. Para isso, é preciso um plano", disse.

A segunda fase do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) implementou-se com o lançamento dos Planos Locais de Leitura (PLL), designação adotada para exprimir a participação das autarquias numa política articulada de promoção da leitura e de melhoria das competências de literacia. Este documento apresenta um plano global onde os variados atores culturais, educativos e sociais são envolvidos com vista a uma política integrada de leitura. A Semana da Leitura, dedicada a todo o público escolar, é realizada em articulação com as Bibliotecas Escolares e este ano tem o tema “Ler é Património”!

Marcações: Biblioteca Municipal Raul Brandão, Plano Local de Leitura

Imprimir Email