VÍDEO: Homenagem a Luís Caldas na exposição que assinala aniversário da Biblioteca Raul Brandão

A Biblioteca Municipal Raul Brandão festeja esta quinta-feira 50 anos de existência, com comemorações centradas na valorização do livro e da leitura enquanto 'peças' imprescindíveis na construção da liberdade.

Durante a manhã, o aniversário foi assinalado com a participação musical dos alunos do 6º ano da Escola EB 2,3 de Abação, numa celebração repleta de entusiasmo, em que os livros estiveram no centro das atenções. Aliás, a música de intervenção e a história associada ao 25 de abril de 1974, servem de elemento condutor deste 32º aniversário da biblioteca.

Neste ano de 2024, os 50 anos da queda do Estado Novo são evocados na biblioteca com uma exposição "Livro, Espaço de Liberdade e Memória" que pretende ser um marco histórico, com uma mostra bibliográfica muito peculiar, servindo também de homenagem ao conceituado livreiro Luís Caldas (03.07.1939-29.04.2021), vimaranense que dedicou toda a sua vida aos livros e um apaixonado pelo mundo da leitura.

A dimensão cívica e intelectual de Luís Caldas foram evocadas na abertura da exposição. Como ele próprio dizia, "só tive um trabalho ao longo da minha vida que foi o de livreiro", sublinha o folheto de apresentação da mostra bibliográfica que reflecte os gostos e preferências de leitura dos vimaranenses, durante o longo período do Estado Novo, numa alusão ao depoimento prestado a César Machado, autor do livro "25. Guimarães, Daqui Houve Resistência".

Na abertura da exposição, a vice-presidente do Município, Adelina Pinto, salientou que "num tempo dominado pelo digital, pelo efémero, pela pouca densidade dos conteúdos, o livro continua o seu caminho. Em Portugal, numa democracia que se vai construindo há 50 anos, o livro continua a ser um bem maior, um bem disponibilizado em todas as bibliotecas escolares e públicas, acessível a todos, democratizado, incentivado, aclamado e, cada vez mais, objecto de festivais e de encontros". "O Homem não é verdadeiramente Homem sem a Liberdade e a sua Memória e para isso o Livro é imprescindível", realçou, na celebração dos 32 anos do momento inaugural da biblioteca que como patrono um dos maiores vultos da cultura nacional: o escritor Raul Brandão que, na próxima semana, continuará a ser celebrado com mais uma edição do Húmus - Festival Literário de Guimarães.

Entretanto, esta quinta-feira, pelas 21h30, no Teatro Jordão, será apresentado o livro "25 de abril de 1974. Quinta-feira", com textos originais de Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes e Fernando Rosas, e intervenções de Vhils sobre imagens fotográficas icónicas de Alfredo Cunha - para a capa e separadores. No dia 25 de Abril de 1974 (uma quinta-feira, tal como voltará a acontecer em 2024), Alfredo Cunha estava em Lisboa e fotografou a revolução nos seus principais cenários, captando imagens que perduram até hoje associadas ao acontecimento que mudou a História de Portugal. A apresentação tem como complemento a exibição do filme homónimo realizado por Miguel Bruno, com banda sonora de Rodrigo Leão.

 

Marcações: Biblioteca Municipal Raul Brandão

Imprimir Email