«Dia Um de Portugal» com três momentos para a história

Guimarães vai celebrar o dia UM de Portugal de 17 a 25 deste mês. O Município de Guimarães assinala esta efeméride com um programa onde constam a atribuição de medalhas honoríficas da Cidade, a realização das Jornadas Históricas, no dia 17 de Junho, a Feira Afonsina, entre os dias 22 e 25 de Junho, e a Sessão Solene de 24 de Junho. 

O objectivo é "reafirmar" a importância histórica de Guimarães para o país, segundo afirmou o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, na apresentação do programa. Ainda de acordo com Paulo Lopes Silva, este é um programa "ambicioso", com vários destaques.

O vereador da cultura adiantou ainda que foi criada uma Comissão Científica e Artística que está no terreno a preparar a celebração dos 900 anos da Batalha de São Mamede.

Quanto às jornadas históricas, a IV edição vai abordar «O quotidiano na idade média", com um programa que acontece no Paço dos Duques de Bragança e com entrada livre limitada à capacidade do espaço. Para além de conferências, comunicações e de uma mesa redonda, o momento vai assinalar a apresentação da revista Afonsina II 2022 - Mestre e Mesteirais na Idade Média.

De resto, a XIª edição da Feira Afonsina terá como tema «Afonso:político e doplomata». Segundo o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, a recriação histórica foi preparada com mais "normalidade", depois dos anos atribulados provocados pela pandemia. 

A edição deste ano conta com mais mais instituições, mercadores e voluntários, bem como com a novidade para a vertente vinícola. Destaque para a inclusão da Rua de Nuno Álvares, mais três actividades em relação ao ano passado de um total de dez. 

Em relação ao dia 24 de Junho,  ainda não é conhecido o programa completo nem que receberá as condecorações honoríficas, mas já é certo que a Sessão Solene evocativa do 24 de Junho de 1128 contará com um concerto pela Orquestra do Norte e o coro São Mamede, composto por 200 elementos, a cargo do compositor Tiago Simães.

Marcações: Feira Afonsina, 24 de junho, Dia Um de Portugal

Imprimir Email