UNU-EGOV lança concurso de desenho e pintura

A Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação EleCtrónica (UNU-EGOV) acaba de lançar o concurso de desenho e pintura «UNU-EGOV Art Challenge» para premiar as obras que melhor representem os valores e a missão da Unidade, promovido no âmbito das comemorações do 10º aniversário da UNU-EGOV, que se assinala a 23 de Maio de 2024.
O desafio é lançado a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal, nomeadamente aos artistas, autodidatas, estudantes de Belas Artes e amantes da pintura e desenho, com o objetivo de promover a arte e os artistas, desafiando-os a aplicar as suas capacidades artísticas.


“Este concurso representa um sinal de abertura e aproximação da UNU-EGOV à sociedade, premiando a arte e os artistas. É uma das muitas iniciativas que iremos promover até ao dia do nosso aniversário, de âmbito regional, nacional e internacional e tentando chegar a diferentes públicos, desde o meio académico ao público geral”, destaca Delfina Soares, directora da UNU-EGOV.
As propostas devem ter por base a missão da UNU-EGOV, enquanto centro de investigação, consultoria e formação focado na utilização de tecnologias digitais para melhorar e apoiar a governação e as políticas públicas, tendo em vista o desenvolvimento económico e social sustentável, a inclusão social e a cidadania activa. As propostas devem ainda respeitar e inspirar-se nos princípios gerais contidos na Carta da Organização das Nações Unidas e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Serão premiadas as três obras mais bem classificadas pelo júri, com prémios no valor de 1.000 euros (1.º prémio), 500 euros (2.º prémio) e 250 euros (3.º prémio), que juntamente com outras obras seleccionadas serão integradas numa exposição pública a realizar no próximo ano.

Podem concorrer individualmente ou em grupo, permitindo-se apresentarem até um máximo de três trabalhos, em qualquer técnica ou estilo, enquadrados nas linguagens de desenho e pintura.
O júri é constituído por Delfina Soares, directora da UNU-EGOV, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e Paulo Freire de Almeida, professor associado da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho. A avaliação dos trabalhos concorrentes terá por base a criatividade e a adequação técnica e temática.
A apresentação de propostas decorre até 23 de Fevereiro de 2024 e, um mês depois, a 23 de Março serão anunciados os resultados do concurso.


Marcações: concurso , UNU-EGOV

Imprimir Email