Contextile: mais de 1.300 artistas de 70 países participaram na Open Call

A Contextile 2024 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, de 7 de Setembro a 15 de Dezembro, em Guimarães, na sua 7ª edição, acaba de registar mais um recorde no Open Call para a Exposição Internacional.

Mais de 1.300 artistas, oriundos de mais de 70 países, responderam à Open Call para a Exposição Internacional (competitiva), sob o tema Touch transversal a todas as rubricas dos conteúdos programáticos desta Bienal de Arte Têxtil Contemporânea.
A Exposição Internacional será constituída por 50 obras de 50 artistas. Desta selecção, serão escolhidas 45 obras para exposição em espaço interior e cinco obras para implementação em espaço público.
As obras e trabalhos artísticos a concurso serão seleccionadas por um Júri Internacional, composto por Lala de Dios (historiadora de arte, curadora e professora de têxtil), Janis Jefferies (professora emérita de artes visuais e curadora), Magda Soboń (artista visual e professora de artes visuais), Cindy Steiler (artista visual) e Cláudia Melo (direcção artística da Contextile 2024).
O Júri atribuirá também um Prémio de Aquisição de sete mil euros e duas Menções Honrosas no momento de inauguração da bienal.
As 50 obras da Exposição Internacional poderão ser também seleccionadas, durante a bienal, para Prémio Aquisição ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal).

Na Contextile 2024 são 100 dias dedicados à Arte Têxtil Contemporânea, entre 7 de Setembro e 15 de Dezembro de 2024, num programa que inclui várias exposições, residências artísticas, performances, workshops e o ciclo Textile Talks, neste Território de Cultura Têxtil, que é Guimarães e o Vale do Ave.


Marcações: Contextile

Imprimir Email