Mais um «Passo da Paixão de Cristo» reabilitado. Faltam três

A Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos reabriu esta sexta-feira do «Passo da Paixão de Cristo», no Largo da República do Brasil, no centro da cidade de Guimarães. 

O Provedor da Real Irmandade, José Couceiro da Costa, recordou que este é um segundo passo a ser reabilitado de cinco existentes e que está em curso um projecto para a reabilitação de todos os passos existentes em Guimarães:  "Naturalmente, os Santos Passos foram-se degradando ao longo dos anos. Hoje inauguramos este, mas esperamos que no próximo ano seja outro e depois mais outro e outro, de forma que todos fiquem restaurados. É uma obra que muito importa à Irmandade e a  Guimarães, pois é um património do período barroco extraordinário. Trata-se de uma valorização do patrimônio litúrgico e religioso", apontou o responsável.   

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, avançou a necessidade da reabilitação também do edifício do antigo Colégio de Nossa Senhora da Conceição, que fica contíguo ao «Passo da Paixão de Cristo», respondendo ao apelo do presidente da Assembleia da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, António Monteiro de Castro. 

"Estes Passos da Paixão são muito importantes para a cidade na sua forma religiosa, mas também como património. E requalificar este antigo Colégio de Nossa Senhora da Conceição também é importante para Guimarães. A Câmara já licenciou e a única questão é com a Direcção Regional do Norte, que está num bom sentido", avançou o Autarca. 

Por iniciativa da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, um lar residencial vai ser criado naquele imponente imóvel que está desactivado, localizado no Largo República do Brasil, no centro da cidade de Guimarães, numa obra que custará cerca de seis milhões.

Refira-se que se cumprem 298 anos desde que a Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos decidiu construir sete oratórios evocativos dos sete passos da Paixão, e igualmente cumpre-se o dever de salvaguarda e preservação de tão icónico monumento.

Marcações: Cultura, Passo da Paixão de Cristo

Imprimir Email