Plano Estratégico para a Cultura Guimarães 2032 em Consulta Pública

Decorreu na Sociedade Martins Sarmento, a apresentação da versão 0 do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032, que contou com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães e Manuel Gama, Coordenador do projecto e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, e pelo Instituto de Ciências Sociais.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, destacou as “800 pessoas e entidades envolvidas" no processo de criação deste documento, assente numa metodologia verdadeiramente participativa. Nesta fase, Paulo Lopes Silva apela a que faça uma “discussão e reflexão concreta” das medidas que estão a ser propostas, apelando à participação de todos os agentes culturais e interessados para “definir o futuro da cultura em Guimarães”.
O documento, propõe 144 medidas, 36 objectivos, 12 objectivos estratégicos e três eixos estratégicos, acabando por beneficiar “vários sectores económicos, como o turismo e o comércio local”. Para Paulo Lopes Silva, existem dois objectivos principais: a construção de uma “estratégia verdadeiramente colectiva”, que envolva todos os agentes culturais na definição da direcção a seguir; e a “monitorização do impacto das políticas culturais” de forma a permitir uma melhor tomada de decisão por parte dos decisores.
“Queremos um consenso generalizado para os próximos 10 anos da cultura que, se for feito em conjunto, resulta num pacto entre município e todo o sector e cidadãos que nele se revejam”, afirma Paulo Lopes Silva.

Manuel Gama, professor responsável pela coordenação do PEMC.Gui 2032, defendeu que “pensar em políticas culturais, é pensar em políticas de mobilidade, da juventude e de muitas outras”, uma vez que estas medidas “não funcionam isoladamente”. Todas as medidas funcionam como um sistema, em estreita ligação aos três eixos estratégicos.
O Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032 está em consulta pública até 14 de Abril, podendo os contributos ser enviados para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Marcações: Cultura, plano, 2032

Imprimir Email