Arte e camélias para conhecer e ver este sábado em Guimarães

 

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães será ocupado por uma nova exposição que aborda questões contemporâneas como o exílio, a pertença à terra, o colonialismo e a geopolítica, através de instalações, vídeos, fotografias, esculturas e obras sonoras de vários artistas. A exposição «Terra estreita» integra obras provenientes dos artistas e da coleção Teixeira de Freitas, e pretende assinalar ainda a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.

A inauguração é às 17h00. O CIAJG também vai acolher uma doação de 98 peças, sendo que uma seleção pode ser vista no CIAJG a partir deste sábado. A apresentação pública está marcada para as 11h00 e contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e do artista, José de Guimarães.

O Município de Guimarães, em parceria com o Laboratório da Paisagem, a Associação Portuguesa das Camélias e o Paço dos Duques - Museus e Monumentos de Portugal, promove este fim de semana a XI Exposição de Camélias de Guimarães. 

Exposição de camélias este fim de semana para divulgar e valorizar o património natural constituído pelas camélias, pelo que é uma oportunidade para descobrir um pouco mais sobre esta espécie, também conhecida por “rosa japónica” ou “japoneira”, e que é considerada por muitos como a flor mais admirável dos nossos jardins. 

A exposição vai decorrer nos Paços dos Duques de Bragança pode ser visitada sábado a partir das 14h30. Às 14h45 há Entrega de Prémios e pelas 16h00 é lançado o livro «A Flora nas Colecções do Paço dos Duques de Bragança», de Sasha Lima, com Momento Musical  a cargo do Conservatório de Guimarães.

Domingo, a exposição abre às 10h00 e a partir dessa hora há visitas guiadas ao Jardim do Mosteiro de Santa Marinha da Costa e Jardins da Vila Margaridi*. Pelas 16h00 há Momento Musical a cargo do Conservatório de Guimarães. A exposição encerra às 17h00.

A extensão do Museu de Alberto Sampaio, o Palacete de Santiago, recebe uma nova exposição do Guimarães Project Room, já a partir deste sábado, intitulada «Superfícies não orientáveis». A exposição tem curadoria partilhada por Irene Pedras, Ivo Martins, Marta Mestre e Pedro Silva e prevê visitas guiadas (dias 23 de Março e 13 de Abril), visitas orientadas (por marcação) e a apresentação de um catálogo no dia 26 de Abril, às 16h00.
A inauguração está marcada para este sábado, às 16h00, no Palacete de Santiago, e a exposição pode ser vista até 27 de Abril, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada livre.

Preparemo-nos para uma noite explosiva de pura energia propulsionada pelo talento autêntico de The Legendary Tigerman, que apresenta o seu novo álbum, “Zeitgeist”, na caixa de palco do Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), este sábado, dia 24, às 21h30. Acompanhado por João Cabrita no saxofone, Filipe Rocha no baixo, e Miguel Correia na bateria, o inimitável ‘Homem Tigre’ promete libertar em palco uma massa sonora imprevisível, algures entre a música de dança e o punk, entre os sintetizadores modulares e as guitarras, entre o cru e o carnal.

Marcações: Cultura

Imprimir Email