Plano Estratégico Municipal para Cultura 2032 está em consulta pública

O Plano Estratégico Municipal para a Cultura que foi apresentado esta quinta-feira na reunião do Executivo Municipal está em consulta pública a partir de amanhã, dia 15 e até 14 de Abril.

O documento é o resultado de um processo colaborativo, onde foram definidas 144 medidas, 36 objectivos, 12 objectivos estratégicos e três eixos estratégicos, com a participação activa de diversos agentes culturais de Guimarães.
O documento pode ser consultado no link https://bit.ly/ConsultaPúblicaGuimarães2032, podendo ser enviadas considerações para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Para o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, é na diversidade de conhecimentos e perspectivas envolvidas que se garante que este plano “é verdadeiramente abrangente e representativo das necessidades e aspirações do tecido cultural”. Referindo-se à elevada taxa de participação pública do sector, nas várias fases que decorreram até ao momento, aquele responsável Municipal considera que demonstram “o profundo compromisso e o interesse da comunidade em moldar o futuro cultural de Guimarães”, reforçando-se, dessa forma, a legitimidade e a relevância do PEMC.GUI2032 como um instrumento essencial para orientar as políticas culturais do município nos próximos anos.
“É uma das minhas prioridades assegurar que Guimarães continue a ser um centro cultural dinâmico, diverso e criativo, que privilegie uma independência dos profissionais da área, em todas as suas formas, e que garante um processo transparente e culturalmente democrático”, refere Paulo Lopes Silva.

O PEMC.GUI2032 destaca a importância dos processos participativos na cultura em Guimarães, visando reduzir barreiras de acesso, promover a criação artística a partir do património local e fortalecer as práticas culturais. Algumas das medidas apresentadas incluem mediação cultural nos projetos locais e uma comunicação cultural mais abrangente, de forma a promover projetos vimaranenses.
O Plano apresenta como eixos estratégicos a Governança, a Cooperação e a Internacionalização.
Após o término do prazo da consulta pública, será então elaborado o documento final que seguirá para aprovação política.

O Plano terá apresentação pública no dia 23 de Março, às 18h00, na Sociedade Martins Sarmento.


Marcações: Cultura, discussão pública, plano

Imprimir Email