HSO quer acabar com problemas de atendimento no Serviço de Urgência

O Hospital Senhora da Oliveira vai pôr em marcha o Sistema de Triagem de Manchester. Um plano que pretende minimizar os problemas relacionados com o atendimento e tratamento de doentes no Serviço de Urgência. O Sistema de Triagem de Manchester consiste, na prática, em prestar assistência aos doentes, não por ordem de chegada, mas pela gravidade da sua doença.

Dentro em breve, todos os doentes de todas as especialidades, incluindo crianças e grávidas, só terão acesso ao interior do Hospital Senhora da
Oliveira após elaboração da ficha clínica e passagem pelo posto de triagem.
Segundo o COMÉRCIO DE GUIMARÃES, o Sistema de Triagem de Manchester vai classificar os doentes por cores, consoante a gravidade da sua situação clínica. Aos doentes emergentes será atribuída a cor vermelha.

Aos doentes muito urgentes será atribuída a cor laranja, sendo encaminhados para uma sala própria, denominada Sala de Agudos. Quanto aos doentes urgentes, será atribuída a cor amarela, pelo que terão acesso à zona de triagem médica, onde serão atendidos por ordem de chegada, pelos médicos destacados para o efeito. Aos doentes pouco urgentes será atribuída a cor verde, pelo que aguardarão na Sala de Espera, sendo atendidos na zona de triagem médica quando tiverem sido observados todos os doentes de cor amarela. O tempo alvo é de duas horas. Seguir-se-ão os doentes não urgentes. A estes será atribuída a cor azul, pelo que terão que aguardar na Sala de Espera, até que todos os outros tenham sido atendidos.

O Sistema de Triagem de Manchester prevê ainda novas medidas para os doentes de cor amarela ou verde. As vítimas de acidentes com lesões
significativas ou hemorragias visíveis têm acesso, imediato, à zona interna do Serviço de Urgência, onde serão tratados, por ordem de prioridade, pelas especialidades respectivas.

Marcações: Saúde

Imprimir Email