Luís Castro: "Espero que o nosso melhor nos leve a um apuramento para as competições europeias"



O treinador do Vitória, Luís Castro, esteve na sala de imprensa da Academia do Vitória, esta quinta-feira, para fazer a antevisão do jogo com o Tondela, que terá lugar no sábado, pelas 20h30. A conversa andou, uma vez mais, em torno do objectivo de garantir a classificação para as competições europeias.

Jogo com o Tondela: “Cada jogo que abordamos é com o objectivo de o ganhar. Saímos do último jogo com um ponto, o objectivo era a conquista dos três, mas olhando ao que foi o jogo penso que foi um resultado positivo. Queremos somar os três pontos em Tondela, num jogo com uma equipa que está na metade mais baixa da tabela, mas que ainda no último jogo produziu uma exibição muito agradável, que teve uma grande variabilidade de jogo. É uma equipa que se sente que está estável, que tem tido alguns momentos altos na época, mas outros não tão bons. Espero um jogo difícil, mas a equipa preparou-se bem para lutar para ganhar o jogo, num contexto difícil."

A semana de trabalho: “Sentimos que houve uma ou outra situação que não esteve tão bem no último jogo e trabalhámo-la, embora saibamos que os adversários são diferentes. Trabalhamos em função daquilo que queremos colocar no jogo. A equipa tem-se entregue por completo ao trabalho. A equipa está pronta e temos consciência daquilo que vale para nós."

Dificuldades em Tondela: "O Tondela é uma equipa que progride muito sobre os corredores laterais, com cruzamentos directos na área, com muitas unidades nas zonas de finalização. Muitas vezes o Tomané atrai o central na marcação, para depois servir no corredor lateral. É uma equipa que apresenta um padrão eficaz nos sistemas tácticos. Há um conjunto de tarefas que temos de desempenhar bem para colocar obstáculo ao que é o melhor do Tondela."

Presidente disse que o plantel tinha qualidade para atingir objectivo europeu, mesmo com 24 jogadores: “Não vou comentar as palavras do meu presidente em conferência. Posso responder a perguntas sem estar associadas a isso. Continuo a ter o objectivo. Quando há um objectivo muito enraizado, nós vamos muito atrás dele. No meu entendimento, uma instituição vai muito além dos resultados obtidos numa época desportiva. Uma instituição vale pelo seu poder social, a dinâmica da sua massa adepta, a sua história, os projectos para o futuro. O objectivo é esse, mas vai muito além dos resultados positivos. Queremos um Vitória mais forte, melhor, uma equipa que possa espelhar ainda mais em campo aquilo que é a sua massa adepta. Andam três ou quatro equipas atrás dos lugares que levam à Liga Europa, somos uma das que pensam nisso e das que vão trabalhar muito para que isso aconteça. Sinto esse empenho nos meus jogadores e em toda a estrutura. É muito possível que isso aconteça através do trabalho de todos e sintonia de todos. Sinto uma sintonia muito grande, todos nos revemos uns nos outros pelos princípios de vida como humildade, determinação, espírito de sacrifício, vontade de vencer de forma permanente. É com estes valores que espero que atinjamos uma classificação que nos leve a uma competição europeia."

Partilha a ideia de que o Vitória podia estar em 2.º ou 3.º, enquadrada na questão dos prejuízos da arbitragem: “Há um conjunto de factores interligados que nos levam a uma classificação final.

Pressão maior depois de ter perdido o 5.º lugar: "Desde que assumi o Vitória que sentimos a pressão do nosso dever de fazermos o melhor todos os os dias. Espero que esse melhor nos leve a um apuramento para as competições europeias. Nunca senti alívio porque ganhamos ou uma pressão acrescida porque perdemos. As contas fazem-se no fim, podem ter saldo negativo. Aí a responsabilidade máxima é do treinador por tudo o que fez até então e terá de acarretar com as consequências. Gostaria muito de cá estar no final da época para fazer esse balanço, é sinal que as coisas tinham corrido bem."


Marcações: Vitória Sport Clube, Tondela, Luís Castro

Imprimir Email