Luís Castro: "Sentimos a necessidade de reflectir em jogo a forma dedicada como trabalhamos ao longo da semana"



O treinador do Vitória, Luís Castro, esteve esta sexta-feira na sala de imprensa da Academia do clube para fazer a antevisão do jogo com o Belenenses, que se realiza na tarde do próximo domingo.

Quais foram os objectivos lhe foram pedidos para esta temporada do Vitória?: “Aqueles que foram transmitidos publicamente. Temos insistentemente falado disso, apuramento para a Liga Europa e 5.º lugar, é o que temos como alvo.”

Jogo com o Belenenses SAD decisivo para aspirações do Vitória: “Perspectivamos sempre o próximo jogo com ambição de vencer, seja ele disputado no Estádio D. Afonso Henrique ou no terreno do adversário. Jogamos sempre para conquistar uma vitória, é isso que esperamos atingir diante do Belenenses.”

Que desempenho espera do Belenenses SAD?: “É uma formação que ao longo do jogo tanto joga à profundidade, como apoiado. Não é linear ao longo do jogo, tanto atrai o adversário para zonas mais baixas como consegue construir uma forma apoiada até à área adversária. Vamos ter uma tarefa muito difícil pela frente. São públicas as referências elogiosas ao Belenenses ao longo da época, não é num jogo ou dois que o perde tudo aquilo por que foi caracterizado. É um adversário que vai obrigar o máximo de nós.”

Até que ponto os últimos resultados do Vitória e Belenenses SAD podem influenciar este jogo?: “Influencia sempre. A instabilidade emocional é algo que não se consegue desenraizar de um dia para o outro. Para nós e o Belenenses vai existir essa instabilidade emocional e isso afecta o desenvolvimento e qualidade do jogo. A nossa esperança é que isso não se manifeste de forma acentuada de forma a afectar o que esperamos para o jogo.”

O grupo sente a necessidade de se despedir dos jogos em casa com uma vitória?: “Sentimos a necessidade de reflectir em jogo a forma dedicada como trabalhamos ao longo da semana. Provoca-nos insatisfação quando trabalhamos muito, dedicamo-nos muito e depois não apresentamos resultados condizentes com esse investimento semanal. Espero sair satisfeito em função de tudo aquilo que trabalhamos durante a semana. Espero podemos fazer um jogo de qualidade, aliado a um bom resultado e que toda a gente saia satisfeita do resultado.”

Entende a razão de haver tanto ruído em torno do desempenho da equipa?: “Eu entendo sempre tudo. Mas, tenho de me focar muito na minha tarefa e enquanto treinador ser o mais lúcido possível e actuar de forma racional. O futebol é feito de muitas emoções, mas o treinador tem de estar sempre do lado da racionalidade, o que pretendo fazer. Quando não estamos satisfeitos com alguma coisa temos de nos manifestar de alguma forma. Não tenho objecção alguma a fazer ao que se passa.”

Razões para aposta em Dodô no último jogo: “Termos um plantel de 22 jogadores e não de 11 ou 12 para fazer face ao que achamos que em determinado momento não está tão bom. Há factores que passam um pouco despercebidos, mas aos quais estamos muito atentos. Muitas vezes um jogador sair da equipa não é penalizador para ele, mas sim para sua protecção porque não está tão bem no desempenho de determinadas funções.”

Ausência de Welthon das duas últimas convocatórias: “É uma opção do treinador, só.”

O Aziz é um activo para aproveitar nestas duas últimas jornadas?: “Sim, o Aziz é um activo.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Luís Castro, Belenenses SAD

Imprimir Email