ACM quer organizar Campeonato Nacional de BTT DHI na Montanha da Penha



A Associação de Ciclismo do Minho formalizou a candidatura à organização, em 2020, do Campeonato Nacional de BTT DHI (Down Hill) que poderá realizar-se na Montanha da Penha.
A candidatura já se encontra em apreciação pela Federação Portuguesa de Ciclismo, faltando, contudo, definir o local de realização que, a ser aprovada a candidatura da ACM, será num município da região do Minho.

“Estamos confiantes mas também cientes das dificuldades e da responsabilidade”, referiu José Luís Ribeiro, Presidente da ACM, explicando que “ainda se torna necessário garantir um conjunto de condições técnicas e logísticas”.
Embora existam outras candidaturas para a organização do Campeonato Nacional de DHI em 2020, a Associação de Ciclismo do Minho acredita no sucesso da candidatura minhota: “Confiamos no sucesso da candidatura para mais depois do êxito daqueles que já foram considerados dos melhores Campeonatos Nacionais de BTT Cross Crountry Olímpico e de Ciclismo de Estrada organizados pela ACM em 2019, na comemoração dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo, em Souto Santa Maria e em Melgaço”.
O Campeonato Nacional de BTT DHI é das provas mais importantes da época desportiva e destina-se a todos os escalões etários competitivos, estando agendado para o mês de julho de 2020.

A Montanha da Penha, segundo José Luís Ribeiro, “é uma forte possibilidade para a realização do Campeonato Nacional, podendo a iniciativa contribuir para a promoção da candidatura da Penha a Paisagem Protegida, da rota da biodiversidade e do turismo de natureza”. “Guimarães é uma forte possibilidade mas não a única. Enquadrar o Nacional de DHI no projeto da rota da biodiversidade e da candidatura da Penha a Paisagem Protegida seria uma mas valia que, acreditamos, seria bastante benéfica”, afirmou o dirigente.

José Luís Ribeiro explicou ainda que “enquanto se aguarda uma decisão da Federação Portuguesa de Ciclismo”, a ACM continuará a reunir com diversas entidades para analisar e garantir as condições necessárias para a realização do Campeonato Nacional de DHI em Guimarães, estando já assegurado o apoio da Irmandade da Penha e, certamente, da Câmara Municipal de Guimarães que tem manifestado sensibilidade, abertura e disponibilidade para apoiar projetos de ciclismo”. “Também é nossa intenção envolver a comunidade vimaranense do Down Hill que ao longo dos anos muito tem contribuído para o desenvolvimento da modalidade e que se encontra bastante entusiasmada com a possibilidade do Campeonato ser em Guimarães”, concluiu José Luís Ribeiro.


Marcações: ACM, Montanha da Penha

Imprimir Email