Ivo Vieira: "Acreditamos e confiamos na nossa força para somar três pontos"



Ivo Vieira projectou, esta sexta-feira, o encontro com o Tondela, da 23.ª jornada, marcado para domingo, às 20 horas, no Estádio D. Afonso Henriques.
O treinador vitoriano assumiu a importância de regressar aos bons resultados em casa, depois dos dois triunfos conquistados nas últimas partidas disputadas fora de portas.

O que esperar do jogo com o Tondela: “Faz todo o sentido dar continuidade ao último resultado. Nos últimos três jogos tivemos dois bons resultados fora de portas, em casa não correu tão bem diante de um adversário forte. É preciso e é necessário ganhar em casa, diante de um adversário fortíssimo fora de casa, que tem feito o campeonato nessa base. Acreditamos e confiamos na nossa força para somar três pontos.”

Este é um jogo em que o Vitória não pode facilitar?: “Faltam 12 jogos, ainda há muito para jogar, mas também os pontos para conquistar são cada vez mais reduzidos. É fundamental não nos atrasarmos mais para o nosso objectivo. Lutando, vamos fazer tudo para impor a nossa qualidade e vencer o jogo.”

Nesta altura é importante jogar bem, ou ser mais pragmático?: “Não vou mudar o meu alinhamento, naquilo em que acredito. Para mim é fundamental jogar bem e ganhar, mas mesmo não jogando bem é importante vencer, Sempre que puder, quero associar uma e outra coisa. Farei tudo para que seja possível. Vou manter a minha linha, porque acredito muito nela.”

Para travar um Tondela forte fora de portas, o Vitória terá de ser mais paciente?: “Temos de ser pacientes, mas intensos na procura do ataque. Temos de ser uma equipa muito equilibrada no processo defensivo para nos precavermos para os ataques do nosso adversário, temos de ter uma concentração altíssima. Ser pacientes não quer dizer passivos ou lentos. Temos de ter alguma paciência para tomar as melhores decisões.”

A prestação pontual está aquém do que desejava nesta altura?: “Provavelmente, a par do Vitória, execpto o Benfica que está em primeiro, todas estão aquém do que pretendiam, porque todos queriam estar um lugar acima. Somos ambiciosos, acreditamos no nosso potencial, queremos estar mais acima. A realidade é que vamos lutar por outro lugar na tabela, porque achamos que temos valia para isso. Os resultado não foram suficientes até agora, mas vamos continuar a lutar nas 12 jornadas que temos pela frente.”

Como está a decorrer a integração dos reforços e quando se pode vê-los em acção?: “O processo está a ser de forma normal. Como é apanágio, as pessoas recebem bem, os reforços são bem integrados. Há sempre um período de adaptação, quando houver respostas e sinais de que podem acrescentar à equipa podem ser lançados. É uma decisão que tenho de tomar.”

Como é que a equipa se adaptou à entrada de Venâncio para o lugar de Tapsoba?: “Perdemos o Tapsoba, uma mais valia, era o melhor marcador da equipa, isso faz uma diferença grande. A qualidade dele ainda no dia de ontem ficou bem visível. Precisamos de algumas adaptações porque era um jogador diferenciado. Isto não é desprezar ninguém. As equipas perdem algumas coisas na qualidade de jogo equipa quando vendem os seus principais activos. A curto e médio prazo temos de encontrar alternativas na forma de jogar para ir de encontro à nossa ideia de jogo, ajustando a equipa para dar uma resposta ao nível da primeira fase de construção. Os jogadores têm todos características diferentes, isso faz parte.”

E isso está a ser conseguido?: “Nos últimos três jogos fizemos 10 golos, somos o terceiro melhor ataque da Liga, mesmo não sendo uma equipa tão concretizadora como desejávamos. Sofremos dois golos, contra o FC Porto. Foram seis pontos em três jogos. Mas, podemos melhorar mais. A equipa pode crescer dia a dia.”

Como viu o afastamento de todos os clubes portugueses da Liga Europa?: "Não é bom para o futebol português. O meu desejo era que todas as equipas conseguissem passar. Dou a vida pelo Vitória, mas sou português. Isto tira muita coisa para o futuro, corremos o risco de perder o lugar no ranking, no futuro. Nunca é bom para o futebol português.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Tondela, Ivo Vieira

Imprimir Email