Florent: "Os jogadores estão disponíveis para ajudar o Vitória"



Florent reafirmou, esta quinta-feira, a disponibilidade dos jogadores do Vitória para reduzirem os seus vencimentos. O lateral-esquerdo deu conta que o presidente do Conselho de Administração da SAD, Miguel Pinto Lisboa, tem conversado com os capitães. Mas, este tema ainda não foi debatido. Florent assumiu ainda que a pandemia da Covid-19 também terá reflexos o futebol, concretamente na vida dos jogadores.

Como tem passado o tempo, quase quatro semanas em casa?: "Passo o meu dia em casa, a brincar com os filhos. Com dois filhos em casa não dá tempo para descansar."

Sente já o cansaço psicológico?: "É muito complicado. Agora estou a perceber a minha mulher quando diz que está cansada. Antigamente questionava o porquê de estar cansada por estar em casa, mas agora entendo. Há um cansaço mental de estar fechado num apartamento, sem poder sair, nós os quatro, sem poder ver ninguém. É complicado não socializar. Falta a rotina diária."

Também sente falta do dia a dia com o plantel?: "Claro. Eles são um bocado chatos, mas sinto falta deles. Passava quase todos os dias com eles e agora não podemos estar juntos."

O que deve ser feito para ser possível o regresso da Liga?: "Vamos precisar de uma pré-éopca, de três ou quatro semanas para estarmos em condições e para não termos problemas para o futuro. Temos de nos preparar bem."

Passa-lhe pela cabeça a possibilidade de não haver mais campeonato?: "Não. Na minha cabeça, quando começamos uma coisa temos de a acabar. Se iniciamos o campeonato temos de o acabar. O Vitória tem um objectivo, que ainda não está cumprido."

O Vitória terá condições de alcançar essa meta de assegurar um lugar europeu?: "Tenho a certeza que sim. Todos temos a certeza que é possível alcançar este objectivo. O Vitória deu-nos todas as condições para que possamos ter condição física para o regresso."

Tem aproveitado a paragem para analisar a época?: "Tenho por hábito fazer sempre isso depois dos jogos. Já o fazia, mas neste período também tenho procurado analisar o meu momento."

Preocupa-o o futuro do futebol pós-pandemia?: "É preocupante, claro que sim. O mais importante, por agora, passa por matar esta pandemia e voltar à nossa vida normal. A questão financeira também é importante, mas a saúde está primeiro."

A SAD já falou com os jogadores sobre a redução dos vencimentos?: "O Presidente falou com os capitães, mas para já não sabemos de nada. Está tudo normal, por enquanto. Se houver essa necessidade os jogadores estão disponíveis a ajudar. É importante que o Vitória continue bem financeiramente, todos podemos baixar os vencimentos, claro que sim."

A época a nível individual penalizada pela paragem?: "Conquistei o meu lugar, mas não foi agora, foi há algum tempo. A paragem até pode calhar bem porque já tínhamos 40 jogos, praticamente uma época. Vamos recarregar baterias, para voltar a um bom nível para acabar o campeonato."

E espera voltar aos golos?: "Acredito que sim, mas não depende só de mim, depende dos adversários. O mais importante não é marcar um golo, mas sim ajudar o Vitória a vencer. Estou com fome de bola, todos os dias penso no regresso ao relvado."

Se o campeonato for retomado o Vitória pode exibir-se ao melhor nível da época?: "Sim, completamente. Fizemos grandes jogos no início da época, quando estava toda a gente bem fisicamente. É o que pode voltar a suceder quando voltarmos a competir."

Será com um sorriso diferente que levará os filhos à escola quando voltar a normalidade?: "Claro. Estávamos sempre a pensar no futebol, agora temos de valorizar outras coisas. Temos de dar ainda mais valor aos filhos e à mulher. Às vezes chegava a casa e queria descansar e agora percebo que deve ser valorizado todo o tempo com os filhos."

Que mundo vai sair depois desta pandemia?: "Acho que vamos voltar à normalidade, mas não é já. Vai demorar algum tempo. Depois de uma pandemia assim vai demorar o regresso à normalidade, não será daqui a um ou dois meses."

Depois daquela infelicidade do auto golo em Liége não esperava um azar como este?: "Quem joga na defesa está sujeito à infelicidade de um auto golo. Foi a primeira vez que fui capitão. Vou guardar o bom momento e tentar esquecer o resto."

Já deu por si a fazer alguma coisa fora da caixa devido a este isolamento?: "Acho que numa altura normal não ia cortar assim o cabelo (rapado). Foi também um pouco do cansaço de estar em casa, queria mudar alguma coisa, o que foi possível foi cortar o cabelo. Agora tenho de esperar que cresça. Vai voltar ao normal."


Marcações: Vitória Sport Clube, Florent

Imprimir Email