João Henriques: "O Vitória vai querer estar nos lugares que sempre desejou estar, de acesso à Liga Europa"



Depois da derrota em Paços de Ferreira, na última jornada, João Henriques aponta o início da recuperação para o embate com o Boavista, que esta sexta-feira marca o arranque da 21.ª jornada da I Liga.

Como se trabalha para dar a volta a uma série de cinco jogos sem vencer?: "O carácter desta equipa nunca se pode colocar em questão, porque já o demonstrou por muitas vezes. O foco e a ambição são sempre os mesmos. Não há nada de novo. Há uma grande vontade de vencer, corrigir as coisas menos boas que foram feitas. Foi uma semana normal dentro do trabalho que temos de fazer, o carácter nunca pode ser colocado em causa porque os meus jogadores sabem que a responsabilidade é só nossa. Nós é que temos de entrar em campo com a ambição de vencer. É um campeonato diferente em que temos de estar atentos a todos os pormenores".

O que espera deste Boavista?: "É um adversário que tanto pelas exibições como pelos resultado se percebe que é uma equipa boa. Tem um dos melhores treinadores portugueses de sempre com quem gostamos todos de aprender. A tabela classificativa não corresponde ao que tem feito em muitos jogos. Nos últimos jogos está à vista o que podem fazer. Foram competentes e são uma equipa combativa. Só o melhor Vitória pode ultrapassar o Boavista".

Consegue adivinha que Boavista vai o Vitória encontrar?: "Estamos preparados para o que o Boavista tem demonstrado. Temos de continuar a crescer. O adversário já apresentou nuances diferentes de estrutura, mas dinâmicas próprias. Estamos preparados para o que o Boavista pode apresentar, mas, sobretudo, preparados para o que podemos fazer".

As declarações de Miguel Pinto Lisboa no início da semana…: "Não temos de comentar as declarações do presidente. Só dizer mais isto. No dia em que chegui, foram essas as palavras que ouvi, responsabilidade e rigor. É isso que passa sempre para o balneário. É o Vitória, um clube de grande exigência. Ouvi isso no primeiro dia, no segundo, no terceiro. Foi tornada pública uma mensagem diária no nosso grupo de trabalho".

É um treinador tranquilo?: "Tranquilíssimo. A mesma confiança foi transmitida no primeiro dia em que cheguei. É a mesma mensagem que tem sido passada diariamente, temos todos confiança. Sabemos onde queremos ficar no final e é esse o nosso foco. Vamos cumprir com as exigências do clube, com as exigências internas do grupo. Vamos estar no sítio em que merecemos estar".

Quais são os objectivos concretos do Vitória?: "O Vitória vai querer estar nos lugares que sempre desejou estar, de acesso à Liga Europa. Ponto final, parágrafo. Vamos ter responsabilidade máxima em todas as competições. O objectivo é claro. O Vitória não vai jogar para ficar no 7.º ou 8.º. O Vitória vai lutar pelo melhor lugar possível, desde o primeiro os restantes que dão acesso à Liga Europa".

A situação clínica de Ricardo Quaresma?: "Infelizmente, não faz parte do grupo de convocados porque não está sequer em condições de treinar. Está entregue ao departamento médico".

Razões das mudanças no meio-campo nas últimas jornadas?: "O que nós fomos fazendo teve várias nuances, algumas deveram-se à adaptação ao meio, como aconteceu no jogo com o Belenenses. Depois, tivemos a questão da fadiga, como foi o caso do André Almeida, que teve uma fadiga localizada e teve de ser gerido com pinças. De repente, tivemos o Janvier que entrou na equipa e teve uma pequena lesão. Obviamente que cada vez que escolhemos um 11 tem a ver com o que pretendemos para cada jogo. Foi muito de gestão, dos jogos consecutivos que tivemos o rendimento dos jogadores e do plano técnico/estratégico".


Marcações: Vitória Sport Clube, João Henriques

Imprimir Email