Berço começa a desvendar os nomes que vão constituir a liderança do departamento de formação



O Berço Sport Clube tem o seu projecto para a formação muito activo e em permanente evolução para se adaptar a um eventual plano de retoma das competições ainda esta época e poderão conhecer-se novidades nos próximos dias, mesmo que os tempos que estamos a viver sejam nefastos para a actividade dos mais jovens. “Estamos sem treinos, sem competição, mas com uma extensão humana para manter o projecto saudável, vivo e ao mesmo tempo audaz... e estamos activos no gabinete”, resume fonte do clube.

Com efeito, as incertezas sobre a retoma da formação e de uma luz ao fundo do túnel criam problemas diversos e deixam indeléveis marcas que só o futuro esclarecerá sobre a gravidade, mas os recursos humanos do Berço estão a aproveitar o interregno para melhorar o projecto que estava traçado para ser implementado na temporada em curso. Os efeitos da Covid-19, no que ao Berço diz respeito, apenas se revelam como um adiar da obra... a desenvolver em Ponte, onde o clube dispõe de excelentes condições físicas, razão pela qual foi assumido um protocolo de cooperação entre os dois clubes no âmbito das infraestruturas.

Ao que apurámos, Ricardo Martins será o coordenador-geral do departamento. Trata-se tão somente do actual braço direito de Manuel Machado e o técnico que colocou o clube nos nacionais depois de duas subidas de divisão e que manteve o Berço dentro dos objectivos na época de estreia no Campeonato de Portugal. Ricardo Martins representa aquilo que será o expoente máximo da entrega de corpo inteiro a um projecto e, sendo um elemento também decisório no futebol sénior, garante com naturalidade a transição dos jovens e o aproveitamento que se pretende para a equipa A. No topo da estrutura vão estar, com Ricardo Martins, Miguel Machado e Bruno Sousa. Este último, antigo atleta do Vitória, trabalhou diariamente no Berço na época do Pró Nacional e colaborou na época passada como observador. Bruno Sousa é outro elemento que vive (genuinamente) o Berço com inatacável competência e assumirá o cargo de secretário-técnico. Miguel Machado, adjunto da equipa técnica sénior, chegou ao Berço na época passada precisamente por indicação de Ricardo Martins e será o director-técnico. Com uma experiência acumulada na formação, trabalhou na China, onde criou uma academia para 200 alunos, e posteriormente rumou à Estónia, onde foi responsável pela periodização e metodologia de treino e coordenação dos escalões de formação do Harju Jk. Em 2019, trocou a estabilidade da Estónia para aderir ao projecto do Berço.

Esta é a definição do topo da pirâmide do departamento, ao qual se acrescenta Luís Magalhães. O actual secretário-técnico do Berço, com passagem pelo departamento de formação do Vitória, é o elemento a quem a direcção confiou o processo de certificação do Berço perante a Federação Portuguesa de Futebol. Quanto aos restantes recursos humanos, nomeadamente os elementos que vão compor as equipas técnicas dos escalões que vão estar em competição e que são aqueles que normalmente despertam mais curiosidade, deverão ser conhecidos a qualquer momento.


Marcações: Berço SC

Imprimir Email