Automobilismo: Piloto vimaranense Maria Germano Neto selecionada para a FIA Girls on Track – Rising Stars



Após analisar 71 candidaturas de 28 países, a Comissão de Mulheres no Desporto Automóvel da FIA, liderada por Michèle Mouton – que concluiu o Campeonato do Mundo de Ralis de 1982 na segunda posição – já divulgou a lista das jovens escolhidas para a segunda edição da FIA Girls on Track - Rising Stars, em colaboração com a Ferrari Driver Academy.

Tendo como critérios o palmarés e a idade para selecionar as candidatas, a vimaranense Maria Germano Neto, que nasceu a 18 de Agosto de 2010, vai integrar a categoria Júnior, constituída por 14 participantes de diferentes nacionalidades, sendo a piloto portuguesa uma das mais jovens, juntamente com a belga Yinthe De Smet, a suíça Chiara Bättig e a britânica Skye Parker.

O palmarés de Maria Germano Neto é vasto, tendo já conquistado um título de campeã nacional absoluto, uma Taça de Portugal, um Open de Portugal, a Taça Bridgestone, entre outros, assim como foi a primeira portuguesa a ganhar uma prova no exigente Campeonato de Espanha de Karting e, mais recentemente, este ano, bateu toda a concorrência numa prova do Campeonato Italiano de Karting, sendo a primeira piloto feminina a garantir o lugar mais alto do pódio em terras transalpinas.

Maria Germano Neto, apesar da sua tenra idade, saiu há já alguns anos da sua ‘zona de conforto’, tendo para ela sido delineado um programa desportivo internacional, tendo em vista a sua evolução, pelo que já corre nas exigentes provas do World Series Karting (WSK). Conciliar a escola e o sonho de construir uma carreira no desporto automóvel não tem sido fácil, dado que está sempre em trânsito pela Europa, mas a vontade da jovem, que recentemente completou apenas 11 anos de idade, tem superado com sucesso as duas vertentes.

A  piloto natural de Guimarães já foi nomeada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para ‘Jovem Promessa’ por duas ocasiões e uma vez para ‘Atleta Revelação’.

Entre 21 e 23 de Outubro, no circuito francês de Paul Ricard, inicia-se a primeira fase da FIA Girls on Track – Rising Stars, seguindo-se depois uma nova etapa em que estarão as oito melhores e depois uma terceira fase, destinada às quatro melhores, cuja vencedora será contemplada com uma época internacional de Karting com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy.


Marcações: Maria Germano Neto, automobolismo, FIA Girls on Track – Rising Stars

Imprimir Email