VÍDEO: CIM do Ave lança concurso de ideias com o projecto Desafio Empreendedor

A Comunidade Intermunicipal do Ave apresentou hoje o Desafio Empreendedor. O projecto integra a rede In.Ave, consistindo num concurso de ideias para a criação de um ecossistema empreendedor na região.

Em conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, o Secretário Executivo da CIM do Ave adiantou que o projecto já abrange 25 instituições e está aberto ao envolvimento de mais entidades motivadas a potenciar o desafio empreendedor. Gabriel Pontes lançou o repto aos jovens para acreditarem nas suas ideias para a criação de negócios. “Não tenham medo. Difícil será se não correrem riscos. Os jovens têm que se superar só assim podem ir mais longe”, disse, considerando que o Desafio In.Ave uma oportunidade para os empreendedores adquirirem “novas competências”.

O Desafio Empreendedor está a decorrer, nesta primeira fase, nos oito municípios que constituem a CIM do Ave: Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho, Mondim de Basto, Vizela, Guimarães, Fafe, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Lanhoso. 

As inscrições neste concurso de ideias podem ser feitas por maiores de 18 anos, até ao dia 22 de Março, seguindo-se a comunicação dos seleccionados, entre os dias 28 e 31 de Março. 
Durante o mês de Abril, vão decorrer os ateliers de ideias e finais municipais. Em Maio, o programa de imersão empreendedora. 
Os melhores projectos de cada um dos municípios vão participar na final Intermunicipal, marcada para o dia 7 de Junho.

Em síntese, segundo Domingos Silva, técnico da CIM, o projecto envolve oito desafios municipais, com o funcionamento de geração de ideias em cada um dos municípios. Os empreendedores vão desenvolver competências para criar negócios, recebendo apoio especializado. Os vencedores municipais participarão num programa de imersão empreendedor. 

O vencedor da final intermunicipal tem um prémio financeiro garantido de 1 500 euros, valor que pode aumentar significativamente em função de negociações que estão a decorrer com uma instituição bancária.

Marcações: Economia, Video

Imprimir Email