Orçamento da Câmara de Guimarães reduzido em 10 milhões de euros

O Plano de Actividades da Câmara para o próximo ano é de 86,7 milhões de euros, menos dez milhões de euros em relação a 2014.

O documento define a criação de uma área de reabilitação Urbana para a Rua de Camões e Rua da Caldeiroa e de um parque de estacionamento.

O documento orientador para a execução de obras no próximo ano contempla também a construção de uma Rede de Vias Ciclo-pedonais que ligará, numa primeira fase, a freguesia de Mesão Frio, Parque da Cidade e Cidade Desportiva.

De acordo com a proposta, a Câmara consagra para a área social mais de dois milhões de euros. Para o próximo ano, a Câmara prevê a criação da Academia de Ginástica Desportiva, a requalificação do Edifício Jordão e Garagem Avenida, tendo em vista a instalação de uma escola de música, artes performativas e visuais. Em Couros, as instalações da antiga fábrica “Freitas & Fernandes” serão adaptadas para acolher os serviços da unidade operacional da Universidade das Nações Unidas e da Agência para a Modernização Administrativa.

Entre outros projectos, o Plano de Actividades para 2015 contempla a concretização da obra de reabilitação da entrada nascente da cidade, entre as Cancelas da Veiga, pólo de Azurém da Universidade do Minho e “Volta do Pedroso”.

Ontem, o Presidente da Câmara iniciou o contacto com representantes dos partidos políticos, que ficaram a conhecer as linhas orientadoras para 2015. As reuniões parcelares decorreram no edifício da Câmara Municipal.

PSD e CDS registaram a redução orçamental, tendo o líder dos social democratas sublinhado a pouca utilidade prática destes contactos. Já o Bloco de Esquerda defendeu o aumento do valor consagrado para a acção social. A ronda de contactos termina esta quarta-feira, com a reunião com a CDU, marcada para as 14h30.

 


Marcações: Economia

Imprimir Email