VÍDEO: Embaixador dos EUA defende acordo de comércio e investimento com UE

O Embaixador dos Estados Unidos em Portugal é um entusiasta do acordo de comércio e investimento entre a União Europeia e o seu país.

Falando num seminário realizado esta sexta-feira no Avepark, Robert Sherman confessou a sua preferência por produtos portugueses. E se o diplomata opta calçar sapatos made in Portugal, deita-se numa cama com lençóis de Guimarães, sendo que a sua mulher é uma admiradora assumida dos produtos da Lameirinho.

Neste contexto, foi sem surpresa que o diplomata afirmou esperar que o acordo seja fechado até ao final deste ano. E foi mais longe, ao defender a realização de acções promocionais dos produtos portugueses no seu país.
Numa iniciativa organizada conjuntamente pelas Câmaras Municipais de Guimarães e Famalicão e pela consultora GTI - Gestão, Tecnologia e Inovação, o Edil vimaranense sublinhou que o referido acordo constitui um grande desafio para os empresários da região.

Domingos Bragança fala de um acordo muito importante para o sector empresarial da nossa região, na certeza de que sem as actuais barreiras aduaneiras os produtos portugueses serão muito mais competitivo num mercado extremamente exigente como é o dos Estados Unidos.
“As nossas empresas fazem o que de melhor se faz no mundo, com bons recursos humanos, tecnológicos e científicos”, salientou Domingos Bragança.
“Espero que se venha a confirmar esse acordo que será muito importante para a região do Vale do Ave”, acrescentou.

O seminário incluiu a realização de um debate em que participaram os presidentes das associações representativas dos empresários do sector do calçado e têxtil e vestuário, respectivamente, Fortunato Frederico e João Costa. Um debate em que participou Vital Moreira, ex-relator e ex-deputado do Parlamento Europeu que salientou as vantagens que o acordo apresenta para Portugal considerando, porém, que a sua concretização não será fácil atendendo à existência de “coutadas de interesses que não deixarão de oferecer resistência à sua concretização”.


Marcações: Economia, Video

Imprimir Email