Set.Up IN(dustry): um programa de aceleração de startups e Incubação Industrial

A Câmara de Guimarães apresentou esta terça-feira o programa de aceleração de startups e Incubação Industrial.

Trata-se de um programa que pretende apoiar o desenvolvimento e o crescimento de ideias de negócio, estabelecendo uma ligação entre novos empreendedores e as indústrias do Município.

Set.Up IN(dustry) é um programa intensivo de aceleração de startups, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, através da Set.Up Guimarães em parceria com a TecMinho, e que pretende apoiar a nova geração para o desenvolvimento e o crescimento de ideias de negócio, criar uma ligação entre novos empreendedores e as indústrias que integram o projecto Guimarães Marca, suportando o crescimento de uma nova cultura industrial na região, baseada em soluções inovadoras.

Este é um projecto que assegurará mais empresas e mais empregos, segundo o Director-Geral da TecMinho, Filipe Soutinho. "Há em Guimarães empresas robustas que poderão ajudar as startups e as novas ideias que possam surgir. Este é um trabalho com valor, que vai traduzir-se na criação de novas empresas, de emprego e riqueza para a região. Daqui a um ano, quando fizermos a monitoração do programa, vamos verificar que vamos necessitar de novas edições", explicou. 

Ricardo Costa, vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico, lançou o desafio e aproveitou para lembrar a oportunidade de recorrer a fundos comunitários. "No Plano de Recuperação e Resiliência vamos ter muito dinheiro e este processo não é só criar algumas ideias e casar com as empresas. A ideia é também recorrer aos fundos comunitários para que as empresas do Guimarães Marca possam duplicar o volume de exportações", afirmou Ricardo Costa, sublinhando que a região "não pode passar ao lado da bazuca europeia" e deve "exigir ao Governo Central o que tem direito".   

As candidaturas devem ser apresentadas até ao próximo dia 26. Os candidatos podem concorrer individualmente ou em grupo.

Marcações: Câmara de Guimarães, empresas, tecminho, Set.Up IN(dustry), startups

Imprimir Email