Escola do Deserto cria memórias para descobrir em 2050

A Associação de Pais da Escola do Deserto, com apoio da Junta de Freguesia de Prazins Santo Tirso e Corvite, criou uma cápsula do tempo nos arredores da escola local, que pretende abrir no ano de 2050.

No interior da cápsula, estão objectos utilizados pelos alunos nas aulas, uma pen drive com fotos e vídeos das actividades realizadas recentemente, capas de jornais e revistas recolhidas no dia 30 de junho de 2023 e cartas redigidas pelos alunos e docentes dirigidas às gerações futuras.

O pacto foi selado com a oferta de um porta-chaves a cada um, onde constam as coordenadas GPS do local exato da cápsula do tempo, dado que só eles saberão com precisão onde ela se encontra, bem como a data da sua abertura.

"Cada participante teve a oportunidade de depositar as suas próprias lembranças na cápsula, e desejos futuros, simbolizando a importância da preservação da cultura e memória local. Os discursos proferidos destacaram a relevância deste projeto para a comunidade educativa, como uma forma de deixar um legado para as gerações futuras", explica a Junta em comunicado.

"A cápsula do tempo representa um elo entre o passado, presente e futuro, além de incentivar a reflexão sobre a evolução e os desafios enfrentados ao longo do tempo. A expetativa é de que, quando aberta, essa cápsula revele um retrato fiel da realidade vivida pelas pessoas presentes naquele momento, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre o contexto social, cultural e educacional da época, permitindo à comunidade de Prazins Santo Tirso compartilhar momentos especiais com o futuro e celebrar a união em torno do conhecimento e da preservação da história local", lê-se na mesma nota.

Marcações: cápsula do tempo, Escola do Deserto

Imprimir Email