UMinho celebra 50 anos com programa que dura até Dezembro

A Universidade do Minho está a celebrar 50 anos de vida e apresentou oficialmente hoje o programa comemorativo, numa celebração que se iniciou no ano passado.  

A primeira grande iniciativa deste ano está marcada para o dia 17 deste mês, com o "Dia da Universidade", onde contará com uma sessão solene comemorativa dos 50 anos, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. No mesmo dia há concerto em Braga, estando previsto outro concerto para o dia anterior em Guimarães. O dia fica ainda marcado pelo lançamento da Biblioteca Digital (Memória e Património). Esta nova plataforma irá reunir, divulgar e preservar diversos tipos de conteúdos (documentos, imagens, áudio e vídeo, etc.) em formato digital, relacionados com a história e o património documental e bibliográfico associado à Universidade do Minho. 

O dia encerra com uma exposição itinerante sobre a Universidade do Minho. Trata-se de uma mostra para espaços exteriores que percorrerá as cidades da região, dando visibilidade ao que é a oferta educativa, a produção científica e a atividade cultural e de interação com a sociedade da Universidade do Minho.

Para o próximo mês está prevista a divulgação do Estudo sobre "A UMinho e a transformação da região". Este estudo pretende avaliar o impacto da Universidade no desenvolvimento social, económico e cultural da Região Norte e do País. 

No mês de Abril decorre a conferência "As Novas Universidades no Contexto da Democratização Portuguesa" (parceria com ISCTE / Aveiro / Évora). Esta Conferência constituirá um momento de balanço sobre a relação próxima entre, por um lado, o processo de transição e, depois, de estabilização do regime democrático, a europeização e o desenvolvimento do país, e, por outro lado, a expansão do ensino universitário, a sua dispersão pelo território e a sua evolução qualitativa. O evento propiciará também uma reflexão de carácter prospetivo, sobre o papel do conjunto do sistema universitário nas próximas décadas.

A meia-maratona por estafetas, de Guimarães a Braga, acontece também em Abril e vai  percorrer as estradas que ligam os dois principais campus da UMinho. 

O mês de Maio fica marcado por dois eventos, nomeadamente a apresentação do livro (E)vidência Futura e o concerto da Primavera. O mesmo acontece no mês seguinte com a festa do Cinquentenário e o Festival de Performance (Casa de Monção). Em Julho poderá assistir à Conferência Anual da Arqus – European University Alliance. 

O mês de Setembro é mais dedicado aos alunos com o Cool Campus 2.0, onde decorrem actividades culturais e recreativas de receção aos novos alunos, em Gualtar e Azurém. Há ainda exercícios de performance, com espetáculo de rua pelos alunos da licenciatura em Teatro, em Guimarães.

A inauguração de obras de arte a assinalar os 50 anos em Azurém e Gualtar está reservada para o mês de Outubro e o Encontro do Grupo Tordesilhas de Universidades para o mês de Novembro. 

A programação encerra no último mês do ano com a Conferência: A Universidade do Minho - Os Próximos 50 Anos e o Concerto de Encerramento das Comemorações.

"Estamos a viver um momento importante e relevante para a Universidade. Foram 50 anos de actividade que permitiram tornar a Universidade do Minho maior no sistema de ensino superior em Portugal e uma universidade com uma afirmação no contexto internacional. A celebração deste aniversário e do seu percurso tem um significado especial, numa celebração que começou há um ano e se estende por 2024, e tem três objectivos fundamentais: o primeiro de memória - do seu percurso e das pessoas -, o momento de reflexão sobre o presente - os desafios que enfrentamos, as forças que temos e os projecto que queremos desenvolver-, e também de projecção de futuro - o que queremos que a UMinho seja nas próximas décadas", apontou o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.  

Marcações: UMinho

Imprimir Email