Batalha de S. Mamede: Nova Escola Básica das Taipas solenemente inaugurada

A Escola Básica das Taipas foi inaugurada esta segunda-feira, numa cerimónia inserida no programa que assinala os 891 anos da Batalha de S. Mamede.
O novo equipamento foi criado de raiz, em resultado de uma aposta do Presidente da Câmara, como destacou na sua intervenção o Director do Agrupamento das Escolas das Taipas.

"Em boa hora o senhor Presidente da Câmara assumiu esta opção corajosa e arrojada", salientou Mário Rodrigues que, contudo, não esqueceu um período difícil que a construção do novo estabelecimento de ensino impôs à comunidade escolar.

"Foi um processo longo e árduo que nos obrigou a trabalhar, muitas vezes, sem as condições necessárias", em escolas de freguesias vizinhas.
Mas, segundo Mário Rodrigues, o sacrifício valeu a pena.
"Hoje temos uma escola referência que marca uma nova etapa para a nossa comunidade escolar. Temos um edifício moderno, com conforto e com condições extraordinárias de trabalho", referiu.
Na sua intervenção, o Presidente da Junta de Caldelas falou numa escola "aberta à comunidade".
"Esta escola está situada em Caldelas mas serve um conjunto de freguesias da área das Taipas. São 219 alunos de famílias de freguesias que não são da área de abrangência desta escola", salientou Luís Soares.

O Autarca e Deputado na Assembleia da República manifestou-se "feliz" pelo novo equipamento que foi uma aposta pessoal do Presidente da Câmara.
"Esta comunidade está reconhecida à Câmara por esta obra que resulta da visão e da intransigência do senhor Presidente da Câmara", destacou.
Referindo-se ao novo equipamento escolar o presidente da Câmara Municipal de Guimarães disse ter-se tratado de "uma obra muito difícil de conseguir" e resultou de um projecto "trabalhado com professores, associação de pais e presidentes de junta" da área das Taipas servida pela nova escola.
"Esta nova escola foi muito difícil de realizar e até de ser entendida e compreendida pela CIm do Ave, pela CCDRN e mesmo pelo Ministério da Educação", sublinhou.
Concretizado o "sonho", Domingos Bragança salientou que "todos estamos hoje de acordo de que foi um bom e o único investimento que tínhamos de fazer".

A nova Escola Básica das Taipas foi inaugurada numa cerimónia que contou com muitas individualidades, civis, militares e religiosas e a que se associou a comunidade escolar.  


Marcações: Inauguração, Batalha de S. Mamede , Escola Básica das Taipas

Imprimir Email