População da Corredoura está sem transporte ao fim-de-semana

A Junta de Freguesia de São Torcato manifestou junto do Município de Guimarães a sua "enorme preocupação pela falta de transportes públicos, aos fins-de-semana", para a zona da Corredoura, da freguesia de S. Torcato, na linha que segue, posteriormente, para Rendufe/Fafe.

"Estas populações não dispõem, neste momento, de qualquer ligação ao centro da Cidade, quer aos fins-de-semana, quer aos feriados, acentuando assim as assimetrias territoriais e sociais de uma área do Concelho já de si afectada pela parca oferta a este nível", lê-se num comunicado daquela autarquia.
Salientando estar em causa uma área da Freguesia com uma população bastante envelhecida, a Autarquia fala de uma situação que não permite ainda que, "sobretudo quem trabalha ao fim-de-semana, especialmente no comércio, se possa deslocar em transportes públicos para o centro da Cidade, dificultando ainda mais a mobilidade e potenciando a utilização de veículos pessoais".

No comunicado, a Junta de Freguesia de S. Torcato recorda que antes da actual concessão de transportes "eram efectuadas seis carreiras ao fim-de-semana", três em cada sentido pelo que salienta que actualmente o serviço prestado é de "pior qualidade" para as populações
O serviço de transportes em causa foi assumido pela Autoridade de Transportes CIM do Ave, através da linha que estabelece a ligação Guimarães – Fafe, pela EN 309 e é realizado pela empresa Transdev. Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente da Junta de S. Torcato diz saber que o Município de Guimarães "tentou assumir esta linha por forma a manter este serviço a funcionar não foi, no entanto, possível garantir a sua efectivação".

Ainda de acordo com Alberto Martins, neste momento "estão a ser feitos esforços pela Câmara Municipal, junto da CIM do Ave tendentes a corrigir este problema, pelo que aguardamos que esta situação possa ser solucionada o mais brevemente possível".


Marcações: transportes, S. Torcato, Corredoura, fim-de-semana

Imprimir Email