Câmara está a estudar a criação de passe de rede para estudantes articulado com outras autoridades de transportes

A Câmara Municipal de Guimarães está a realizar estudos que permitam a criação de um passe de rede procurando garantir a articulação com as restantes Autoridades de Transporte, designadamente CIM do Ave, atenta a interoperabilidade prevista nos contratos de concessão.

Em resposta a um pedido de esclarecimento do Grupo Santiago, a propósito dúvidas suscitadas com a atribuição de passes gratuitos a estudantes nas modalidades «4_18» e «sub-23», o Município de Guimarães esclarece que os jovens estudantes podem optar, em cada momento, por um título que satisfaça as suas necessidades de deslocação casa-escola ou por um título mensal de rede que sirva a área geográfica da AM ou CIM onde residam, quando estes já existam.
O Município esclarece que apenas dispõe de títulos mensais com origem e destino, sendo que, ao abrigo da Portaria n.º 7-A/2024, os passes a atribuir serão apenas para as deslocações casa-escola-casa.

Assim, qualquer estudante até aos 23 anos (em alguns cursos até aos 24), podem usufruir da gratuitidade, como já acontecia no Município de Guimarães, através dos passes estudantes até ao ensino secundário e para universitários residentes. Adicionalmente, a referida Portaria vem permitir que estudantes do ensino básico e secundário que não estejam matriculados na escola de área da residência, ou que distem a mais de 3km da escola, possam também usufruir desta gratuitidade, o que não se verificava até à divulgação da Portaria.


Marcações: transportes, passe de rede

Imprimir Email