PAN de Guimarães receia moda de praias fluviais sem regulação

O PAN de Guimarães receia que, "à boleia da abertura das ecovias do AVE e do Selho, comece a moda das praias e piscinas fluviais no Concelho". Situação que levaria à "quase inevitável deposição de areia nas margens do rio, a construção de infraestruturas e equipamentos de apoio e de recreio, incluindo acessos e estacionamentos, sem qualquer critério e norma reguladora".

Em tão pouco tempo desde o anúncio da abertura das referidas ecovias, refere o PAN em comunicado, "já se notam as movimentações das freguesias ribeirinhas para criarem novos parques de lazer e parques desportivos junto ao rio", dando o exemplo do Parque de Lazer do Moinho, na UF de Santo Estêvão e Donim ou de alargamento do já existente Parque de Lazer da Praia Seca, na Freguesia de Caldelas.
Salientando que "a prioridade deve ser despoluir e renaturalizar os rios, incluindo as suas margens", não se devendo "promover actividades de recreio e negócio sem critério nem regulação". O PAN critica ainda o PSD por ter lamentado que Guimarães "ainda não tenha uma única praia fluvial certificada. O que é estranho, pois todos sabemos que a água dos rios do Concelho, ainda não têm a qualidade que deveria ter".

Para o PAN são necessários "urgentemente, mais projetos como o das Charcas de Castelões". Nesse sentido, promete apresentar à Câmara um conjunto de propostas no sentido de acautelar e/ou regular a abertura de praias fluviais e parques junto aos rios do Concelho.


Marcações: PAN, praias fluviais, regulação

Imprimir Email