Candidato do BE à Câmara de Guimarães propõe planeamento da mobilidade a pensar nas pessoas

As candidaturas autárquicas do Bloco de Esquerda do Distrito de Braga visitaram, na segunda-feira, o município de Pontevedra, na Galiza, Espanha, a fim de conhecerem a revolução na mobilidade urbana realizada ao longo dos últimos 20 anos. O candidato à Câmara de Guimarães Luís Lisboa esteve presente e salientou que este é “um bom exemplo de território pensado para as pessoas”.

Segundo o BE, Pontevedra deparava-se com problemas semelhantes aos do concelho de Guimarães em matéria de trânsito.
A Autarquia galega implementou várias medidas para a “domesticação do automóvel”, através do planeamento do tráfego. Construiu parques de estacionamento de periferia, limitou o estacionamento de superfície a 15 minutos, para apoio ao comércio local, e fixou a velocidade máxima de 30km/h em todas as estradas municipais.
Apesar da resistência popular inicial, normal às mudanças na circulação urbana, os resultados atingidos são muito positivos, refere o BE em comunicado.
"As ruas centrais passaram de 4.000 para 400 carros por dia, as crianças vão a pé para a escola, brincam tranquilamente nas praças e, nos primeiros anos, o comércio local triplicou o volume de vendas", lê-se no documento.

No final da visita, Luís Lisboa destacou a importância do “planeamento da mobilidade a pensar nas pessoas para a criação de espaços de fruição e sociabilização”.


Marcações: BE , Pontevedra

Imprimir Email