Covid-19: 11% dos utentes do ACES do Alto Ave estão vacinados

11% dos utentes do ACES do Alto Ave já tomaram as duas doses da vacina contra a covid-19. A revelação foi feita pela administração da ARS Norte durante uma reunião com uma delegação do Bloco de Esquerda que serviu para avaliar o processo de vacinação contra a Covid-19 no distrito de Braga.

Em resposta às questões colocadas pelo deputado José Maria Cardoso, o Presidente da ARS-Norte informou que, das 865 mil pessoas inscritas nos cinco agrupamentos de centros de saúde do distrito (ACES Guimarães/Vizela/Terras de Basto, Famalicão, Braga, Gerês/Cabreira e Barcelos/Esposende), 28% já recebeu pelo menos uma dose da vacina e 11% já tomou as duas doses. No caso das pessoas com mais de 60 anos, 81,6% já receberam pelo menos uma dose.
Os ACES começaram a convocar a população do grupo etário 50-59 anos e as 26 mil pessoas com mais de 60 anos que foram infectados há mais de seis meses. Em Junho, começa a vacinação do grupo 40-49 anos.

Relativamente às longas filas verificadas no início da vacinação, a ARS-Norte reconhece as dificuldades do processo para a população com mais idade e dá nota que, actualmente, no mesmo período de tempo, é possível vacinar três vezes mais pessoas do que em Março. Outra dificuldade registada é a compatibilização dos sistemas informáticos nacionais e locais e a utilização de aplicações de agendamento novas.
Sobre os 45 mil docentes e não docentes ainda não vacinados nas escolas, a ARS-Norte atribui o problema, fundamentalmente, a discrepâncias entre os dados fornecidos pelo Ministério da Educação (nome, número de SNS e telemóvel) e a base de dados do Ministério da Saúde, provocadas por lapsos na elaboração manual das listas. Estas situações serão resolvidas nas próximas semanas.

Na reunião foi possível ainda abordar a retoma da actividade programada. A ARS-Norte refere que, progressivamente, a actividade está a normalizar, dando como exemplo os rastreios oncológicos que já apresentam valores iguais aos de 2019. Foi ainda salientado a criação de incentivos à actividade extra, para compensar os adiamentos verificados nos últimos tempos.


Marcações: BE , vacinação, ACES do Alte Ave

Imprimir Email