Está a aumentar o número de consultas de obesidade na pediatria do Hospital de Guimarães

Está a aumentar o número de consultas de obesidade no Serviço de Pediatria do Hospital da Senhora da Oliveira. A notícia faz manchete na edição desta quarta-feira d'O Comércio de Guimarães.

Ao centenário jornal vimaranense, a Pediatra da unidade hospitalar de Guimarães, Andreia Lopes, revela os números mais recentes da referida consulta.

"Posso dizer-lhe que no último ano foram realizadas 495 consultas de obesidade, sendo 95 primeiras consultas e 400 subsequentes e no primeiro semestre deste ano, já foram realizadas 74 primeiras consultas e 321 subsequentes o que aponta para que se realizem mais consultas este ano", revelou.


Andreia Lopes fala de uma consequência do sedentarismo provocado pelo confinamento imposto pela pandemia. Na opinião da Pediatra, estamos perante uma situação preocupante e grave.

"Sim, podemos falar de um problema grave já que comporta muitas comorbidades, muitas doenças associadas e que não são só na faixa etária adulta, são logo na infância e na adolescência, nomeadamente alterações no metabolismo dos lípidos, dos açúcares, com diabetes, com insulina de resistência, para além de outros problemas, nomeadamente as comorbilidades psicossociais, o desempenho físico, os problemas articulares e em pessoas com idades muito jovens. Sabemos também que cerca de 80% das crianças obesas serão adultos obesos. Portanto, estamos a falar de uma patologia que se arrasta para a vida adulta", sublinhou.

Andreia Lopes diz que a obesidade é um problema que carece de resposta séria, salientando o importante papel da família na adopção de hábitos saudáveis de vida.

A entrevista pode ser lida na íntegra na edição desta quarta-feira do jornal O Comércio de Gimarães

Marcações: Obesidade, consultas, pediatria, Andreia Lopes

Imprimir Email