Dia Mundial da Diabetes: Doença crónica e silenciosa está associada à aliemntação e sedentarismo

Esta segunda feira, dia 14 de Novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. A data está a ser assinalada com a realização de vários rastreios no átrio principal do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

É uma iniciativa organizada pelos profissionais ligados à consulta da diabetes, criada em 2008, na tentativa de sensibilizarem a comunidade para a adopção de comportamentos saudáveis. Alimentação equilibrada e prática de exercício físico são as receitas para prevenir a doença que é uma espécie de pandemia silenciosa.

"Inovar para prevenir" bem podia ser o lema da iniciativa que procura chamar à atenção para a adopção de hábitos saudáveis, relacionados com a alimentação e a actividade física. "A diabetes tipo 2 é uma consequência de más escolhas", alerta a enfermeira Carolina Martinho, ao insistir que o crescimento desta doença crónica e silenciosa está associado à alimentação e ao sedentarismo.

Na consulta, a equipa procura orientar os doentes para que se sintam motivados para mudar os seus hábitos e adoptarem comportamentos saudáveis, para que os valores de glicemia estejam controlados diariamente.

A necessidade de aceitar a doença e a importância de quem tem diabetes ser activo na gestão diária que a doença implica são assuntos abordados no acompanhamento de enfermagem.
A diabetes do tipo 2 é responsável por mais de cerca de 90% dos casos de diabetes, caracterizando-se pela dificuldade do organismo em processar a insulina produzida em resposta à glicose que é ingerida.

Marcações: Dia Mundial da Diabetes

Imprimir Email