VÍDEO: Diabetes: Hospital de Guimarães acompanha cinco mil doentes de todas as idades

Neste domingo, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. Este ano, o Hospital da Senhora da Oliveira adopta o lema «prevenir para o bem de todos». Francisca Castro tem 16 anos e não apagou o sonho de ser modelo quando foi diagnosticada com diabetes tipo 1. Aprendeu a conhecer as exigências da doença crónica que exige uma vigilância constante, contando com o apoio da família e dos profissionais de saúde.

Quando se celebra o centenário da descoberta da insulina, o Grupo Santiago associa-se às comemorações que procuram alertar a população para a importância da prevenção, sobretudo, no combate à evolução da diabetes tipo 2, doença que está muito associada aos comportamentos sedentários e a práticas alimentares incorrectas. 

Actualmente, a unidade hospitalar dá uma resposta, quer através do Serviço de Urgência, Consulta Externa e Internamento, a todos os doentes pediátricos e adultos da sua área de influência. A consulta de pediatria segue 80 crianças com diabetes tipo 1, que chegando à idade adulta são transferidas para a consulta da diabetes de adultos, que dá assistência a cinco mil doentes.

Marcações: Hospital de Guimarães, diabetes, Hospital Senhora da Oliveira, Dia Mundial da Diabetes

Imprimir Email