Dia do Exército: Concerto da Orquestra Ligeira do Exército no Largo do Toural


A Orquestra Ligeira do Exército actua esta quinta-feira no Largo do Toural, num concerto integrado no programa do Dia do Exército e sob direcção musical do Sargento Chefe Cândido Manuel Leitão Ameixa.


A Orquestra Ligeira do Exército iniciou as suas actividades em 1976, sucedendo a um agrupamento musical militar criado na então Região Militar de Lisboa. A sua estrutura, em género de Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas.

Executando composições de música ligeira, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira «embaixadora» do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo significativamente para a afirmação e valorização do nosso património cultural. Para além disso, vários compositores, orquestradores e arranjadores têm tido ao longo dos anos uma relação estreita com a OLE agraciando-a com temas originais e exclusivos que não raras vezes dão origem a arranjos e orquestrações executadas por inúmeros agrupamentos musicais portugueses.

A Orquestra Ligeira do Exército, agraciada com a Medalha de Serviços Distintos GRAU OURO, possui dois registos discográficos, sendo o último gravado num espectáculo ao vivo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
O espectáculo tem início às 21h00.


Marcações: dia do exército, Orquestra Ligeira do Exército

Imprimir Email