Guimarães seleccionado para integrar sistema WiFi4EU

Guimarães integra os primeiros 2800 municípios contemplados com um vale WiFi4EU pela União Europeia.

Em comunicado, a Câmara Municipal indica que mais de 13 mil municípios de toda a Europa candidataram-se e após uma avaliação das candidaturas, a Agência Executiva de Inovação e Redes (INEA), a agência executiva da Comissão responsável pela implementação do WiFi4EU, publicou a lista dos municípios vencedores, com destaque para a escolha de Guimarães.

Esta linha de financiamento tem um orçamento de 42 milhões de euros e os 2800 municípios receberão ‘vouchers’ de 15 mil euros para criar um hotspot Wi-Fi em espaços públicos. Os municípios vencedores serão convidados a assinar no portal WiFi4EU um contrato de subvenção com o INEA.

Embora baseado num princípio de “primeiro a chegar, primeiro a ser servido”, todos os países participantes receberam um mínimo de 15 vouchers (desde que tivessem um número suficiente de candidatos) e um limite máximo de 224 vouchers.

Com a iniciativa WiFi4EU, a Comissão Europeia pretende promover a conectividade sem fios (Wi-Fi) gratuita nos espaços públicos, por exemplo, nos parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde ou museus, em todo o território europeu.

Este investimento, permitirá reforçar a rede Guimarães WiFi criada em 2005. Esta rede WiFi de acesso gratuito à internet cobre as principais áreas do espaço público de interesse na cidade de Guimarães: CCVF, jardins e envolvente; Instituto de Design e envolvente; Alameda S. Dâmaso, largo da República do Brasil e envolvente; Toural e entrada da Rua Sto. António; Largo Condessa do Juncal; Largo da Misericórdia, Largo João Franco e Rua da Rainha; Largo da Oliveira; Praça S. Tiago; Largo Cónego José Maria Gomes; Largo dos Laranjais; Largo da Mumadona; envolvente sul do Paço dos Duques; Plataforma das Artes e área envolvente; Recinto da feira e envolvente; Parque da Cidade e Parque da Cidade Desportiva.

Marcações: WiFi4EU

Imprimir Email