Universidade das Nações Unidades coloca Guimarães como uma referência mundial na governação electrónica

O Dia das Nações Unidas está a ser assinalado em Guimarães esta quinta-feira, nas instalações da Universidade das Nações Unidas (UNU), no campus de Couros.

Na data que comemora nascimento da Organização das Nações Unidas a 24 de Outubro de 1945, as portas desta unidade estão abertas à comunidade para dar a conhecer a única instituição da ONU em Portugal que não se encontra sediada em Lisboa e, também, para informar sobre as Nações Unidas e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

A celebração dos 74 anos da ONU foi partilhada esta manhã, num momento de boas-vindas aos convidados em que a Directora da a UNU-EGOV, Delfina Soares, a realçar que este "é um dia de alegria" para quem ali trabalha, mas também "todos os seres humanos". "Bendita a hora em que três líderes mundiais foram capazes derrubar divergências e chegarem à convicção profunda da importância da criação desta organização", afirmou, sintetizando que os princípios e valores da ONU procuram "criar um mundo melhor".

"Não é só celebrar o esforço dia a dia, nos gabinetes, nos corredores da diplomacia. Quisemos abrir as portas para a comunidade vimaranense e mostrar que estamos aqui. Não são muitas as pessoas que sabem que estamos aqui, no coração de Couros", referiu Delfina Soares, ao garantir que "Guimarães é já uma referência mundial na governação electrónica".

A funcionar desde 2014 a UNU-EGOV é um centro de investigação dedicado à governação electrónica, contando actualmente com uma equipa de 30 pessoas de várias nacionalidades. Brevemente, as instalações vão triplicar o espaço disponível, graças à recuperação de um edifício contíguo ao actual. Delfina Soares considera fundamental esse alargamento, para dar resposta às solicitações que chegam de todo o mundo, mostrando-se confiante "na transformação da "Unidade em Instituto".

Presente na cerimónia, o Presidente da Câmara de Guimarães garantiu o empenhamento da Autarquia no reforço da presença da Universidade das Nações Unidas em Guimarães.
Domingos Bragança indicou que a obra de requalificação que está a decorrer deverá ficar concluída no primeiro semestre do próximo ano, destacando a importância deste organismo "que trabalha todos os dias para a cooperação com todos os países do mundo". "Estamos em estreita cooperação com o Governo e com a Universidade das Nações Unidas para a passagem a Instituto", apontou.

Imprimir Email