Covid-19: Autarca de Abação apresenta condolências à família da primeira vítima mortal e pede aos idosos para ficarem em casa

A primeira vítima mortal da pandemia do novo coronavírus no concelho de Guimarães residia na freguesia de Abação. As pessoas da família alargada com quem vivia encontram-se em isolamento, estando a ser acompanhadas pelos Serviços Sociais do Município, pela Junta da União de Freguesias de Abação e Gémeos e grupos de voluntários daquela localidade.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Autarca José Araújo começa por apresentar condolências à família enlutada, indicando que "é um momento de pesar para toda a população quer da freguesia de Abação, quer de Guimarães". "Há uma família de nove pessoas que está em situação de isolamento. A Câmara, a Junta e um movimento de voluntários de Abação estão a trabalhar afincadamente para que, dentro do possível, nada falte neste momento doloroso. Já têm garantida a alimentação e o acompanhamento psicológico e de saúde. É um momento muito triste, mas temos de olhar por quem cá está e dar todo o nosso apoio", disse o Autarca.

"Pensava que nunca iríamos passar por esta situação", continuou, consternado, observando: "temos um inimigo muito poderoso e vamos ter de lutar com as nossas armas, com o afastamento social, com atenção ao comportamento preventivo, sobretudo, em relação aos maiores de 70 anos.

"Aconselho que toda a gente se proteja porque isto não acontece só aos outros... O vírus chegou à nossa porta e a melhor arma para o enfrentar é ficar em casa, na protecção do lar, porque o vírus é invisível e muito poderoso".

O Presidente da Junta assinala que "a vida tem de continuar", pedindo às pessoas para obedecerem às orientações que as autoridades de saúde têm divulgado.

José Araújo apelou à população de risco da freguesia para não cederem à tentação de sair para a rua. "Não saiam... Para o que precisarem contactem a Junta de Freguesia. Nós arranjamos forma de levar a casa os alimentos que precisam, a medicação, o que for necessário! Não saiam de casa, por favor", exortou José Araújo, reagindo consternado à morte de Alberto Pereira Dias, de 84 anos.

As cerimónias fúnebres ainda não têm data marcada, não tendo sido por enquanto divulgados os pormenores relativamente ao quadro clínico que o octogenário apresentava quando deu entrada no Hospital da Senhora da Oliveira.

Marcações: covid-19

Imprimir Email