PSD criticou atraso na requalificação dos fornos de olaria da Cruz de Pedra



O PSD criticou a gestão do processo de requalificação dos fornos de olaria da Cruz de Pedra. Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo realizada na passada quinta-feira, o Vereador Ricardo Araújo mostrou-se preocupado por ainda não ter sido concretizado projecto que tem vindo a ser "ano após ano anunciado".

"É um assunto que uniu sempre as várias forças políticas na intenção de reabilitação pela importância patrimonial daqueles edifícios", observou o representante social-democrata, lembrando que "todos sempre viram com expectativa positiva a intenção de reabilitar aquela infraestrutura". "Em 2014, o então Vereador da Cultura, José Bastos, assumiu que a Câmara já tinha o projecto para a reabilitação; em 2016, o Presidente da Câmara anunciou mais uma vez a reabilitação dos fornos; em 2017, com alguma pompa e circunstância, o Presidente da Câmara a alguns meses das eleições anunciou no local a reabilitação, dizendo que seria para concretizar no ano seguinte. Decorridos estes anos, não podemos deixar de criticar o facto da reabilitação ainda não ter ocorrido e ao mesmo tempo aproveitar", afirmou, questionando: "em que ponto é que está esta intenção?".

Na resposta, o Presidente da Câmara reconheceu o atraso, assumindo que "o projecto foi apresentado, quando estava concluído na componente de arquitectura, mas não tinha ainda as especialidades e a necessária validação das diversas entidades que têm de emitir pareceres". "Na altura, não sabia, se soubesse não teria apresentado", disse Domingos Bragança, acrescentando que o Município, neste momento, "já tem a validação das diversas entidades externas, os projectos de especialidades estão prontos e dentro de pouco tempo será aberto o concurso para a execução da obra". "Este projecto é muito importante para a valorização do conjunto patrimonial existente na Cruz de Pedra, onde será criada a Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave na Casa do Costeado", comentou, revelando que brevemente será apresentado o projecto desse empreendimento ligado ao ensino superior na reunião de Câmara".

Por esse motivo, o Autarca insistiu que a obra de requalificação dos fornos de olaria irá avançar. "Teremos o concurso da obra e a informação de que disponho é que nada poderá agora constituir entrave para a abertura do concurso para um projecto que considero que é importante para Guimarães do ponto de vista da sua função. Pretendemos que continuem a ser feitas as cantarinhas dos namorados, mas também que o espaço funcione como uma escola para que a arte e a tradição da olaria sejam conservadas como símbolo de Guimarães", salientou durante a reunião.

O Vereador do PSD interveio novamente, observando: "a obra não avança e é importante haver um compromisso, para não se andar de anúncio em anúncio, de boas intenções. Por isso, não podemos deixar de criticar este atraso que se tem verificado".
O Presidente da Câmara respondeu: "o nosso empenhamento é total, só que as validações demoram tempo. É um edifício que tem de ser exemplar na reabilitação!".


Marcações: Cruz de Pedra

Imprimir Email