Centro Histórico de Guimarães é património Mundial da UNESCO há 19 anos



Este domingo completam-se 19 anos da elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Mundial da UNESCO.
A efeméride é assinalada no âmbito do programa «Guimarães cidade Natal» com a intervenção urbana «As paragens onde o tempo habita» e que poderá ser apreciada em 17 abrigos de autocarro da Cidade. Trata-se de uma iniciativa inserida no projecto «Bairro C», trabalhos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.

Ainda no âmbito do mesmo programa, amanhã, segunda-feira, há concerto do vimaranense Pedro Emanuel Pereira. Espectáculo marcado para as 21h00 através do facebook da Câmara Municipal de Guimarães.

A propósito da efeméride o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, destaca a “valorização do património como uma missão contínua” no intuito de aumentar novas camadas ao património edificado da Cidade Berço, reforçando o trabalho desenvolvido para a extensão da Zona de Couros à classificação de Património Mundial.

O Município de Guimarães promoveu um conjunto de obras de requalificação no espaço público de Couros e em edifícios de antigas fábricas de curtumes, instalando ali um novo “Campus” da Universidade do Minho, a Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), no Centro de Pós-Graduação, o Centro Ciência Viva, o Instituto de Design de Guimarães, e presentemente a reabilitação do Teatro Jordão e Garagem Avenida para a instalação das Escolas de Música, Artes Performativas e Artes Visuais, assumindo uma nova centralidade – no âmbito do projeto do Bairro C - que se pretende construir com base na recuperação e refuncionalização do edificado e na preservação do património industrial.

“Guimarães cuida do seu património e no seu uso material e imaterial, emerge autenticamente a cultura, a ciência e a comunidade, numa estratégia de construção do futuro da cidade “, salientou Domingos Bragança.


Marcações: Centro Histórico de Guimarães, Patrimnio Mundial da UNESCO , 19 anos

Imprimir Email