Peregrinos de Guimarães chegam esta terça-feira ao Santuário de Fátima

Um grupo de 12 peregrinos de Guimarães deverá chegar esta terça-feira ao Santuário de Fátima, após ter percorrido a pé cerca de 250 quilómetros, trilhando os caminhos da fé até ao altar de uma das maiores referências mundiais do culto mariano.

Devido à crise sanitária, segundo Marco Ferreira, guia do grupo, este ano, a caminhada "tem sido diferente" das jornadas anteriores. "Há menos peregrinos, nem metade dos anos anteriores, e menos apoios para quem caminha", observou esta manhã, na etapa final da peregrinação. "Estávamos habituados a encontrar pessoas e instituições com vários tipos de apoio, por exemplo para cuidar dos pès, e não se vê ninguém", comentou, acrescentando que até muitas lojas, cafés e restaurantes que frequentavam nos anos anteriores estão agora fechados.

"Somos abordados por pessoas que nos confiam esmolas e nos pedem para acender-mos uma vela por elas quando chegarmos a Fátima".

"É uma caminhada quase desoladora. Todos os anos, experimentamos uma emoção diferente. Somos abordados por pessoas que nos confiam esmolas e nos pedem para acender-mos uma vela por elas quando chegarmos a Fátima", acrescentou, em declarações ao Grupo Santiago, considerando que a crise sanitária e as dificuldades que muitas pessoas sentiram impediram muitas pessoas de fazerem a caminhada. "Sente-se que as pessoas estão tristes por não poderem vir connosco. Elas acompanham-nos no coração, oramos por elas e cumpriremos o que nos pedem", assumiu a poucas horas de culminar a peregrinação iniciada na semana passada.

 

Marcações: peregrinos, Santuário de Fátima, jornada de fé

Imprimir Email