'Bicigrino' Rodrigo Ribeiro passou pela Rádio Santiago no início da viagem até ao Santuário de Fátima

O vimaranense Rodrigo Ribeiro iniciou esta quarta-feira a viagem de bicicleta até ao Santuário de Fátima, com um itinerário já definido em que cumpriu o ritual de passar pelos estúdios da Rádio Santiago.
Residente na freguesia de Infantas, o técnico de farmácia, de 55 anos, amante do cicloturismo e profundo conhecedor de várias rotas de peregrinação, 'rola' agora com a sua bicicleta rumo ao Altar do Mundo, numa experiência que repete sempre com a sensação da primeira vez.

À semelhança do que faz em outras ocasiões, quando a vontade o move para uma aventura pelos trilhos jacobeus ou outros, Rodrigo Ribeiro veio esta manhã propositadamente às instalações do Grupo Santiago, honrando assim o ritual da amizade que o liga aos animadores da rádio que faz questão de sintonizar.

"É da praxe. Já não é a primeira vez! Quer seja de saída para Santiago de Compostela, quer no início do caminho para Fátima, passou pela Rádio Santiago... Conforta também o coração", disse, sorridente, ao receber o abraço e os votos de boa viagem de António Pereira, em representação de toda a equipa.

"Sou um bicigrino, porque um peregrino faz caminhadas de 50 km por dia, necessita de oitos dias para cumprir o percurso de Guimarães até Fátima; eu vou de bicicleta e faço uma média de 100 km por dia e em dois dias e meio, se tudo correr bem, estarei no recinto do Santuário", explicou, justificando que faz a viagem sozinho. "A solidão por vezes até é benéfica para que as pessoas possam interiorizar e tomar noção do que é a realidade. Esta experiência permite reflectir, sentir a alegria e a dor, conviver com outras pessoas e atingir o objectivo principal que é chegar ao Altar do Mundo e ser abraçado por Nossa Senhora, porque é Ela que nos abraça".

Para Rodrigo Ribeiro, 'bicigrinar' foi a forma que encontrou para descobrir o sentido para chegar ao destino. "Caminhamos uma vida inteira e, por vezes, não conseguimos encontrar o destino. Neste caso, o destino está mesmo ali... é só 'bicigrinar' para cumprir o caminho, com sofrimento, com alegrias, mas é muito gratificante", perspectivou, no início da jornada amparado pelo ânimo de percorrer os cerca de 250 quilómetros, utilizando os trilhos dos Caminhos de Santiago no sentido inverso.

 

Marcações: Santuário de Fátima

Imprimir Email