«O Silêncio tem voz»: Campanha procura sensibilizar contra a violência sobre pessoas idosas

«O Silêncio tem voz» é o nome da campanha que vai decorrer na semana de 14 a 18 de Junho e tem por objectivo sensibilizar contra a violência sobre pessoas idosas. A campanha desenvolve-se nas escolas, integrando professores e alunos de escolas do Norte e assinala o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa que se comemora amanhã.

Conta com a participação de escolas do norte do país e com a inclusão desta iniciativa no programa de actividades e estão inscritos 50 Agrupamentos de Escolas, com a participação de 475 turmas num universo de mais de 12.000 alunos. 

O presidente da Comissão de Protecção ao Idoso, Carlos Branco, explicou que a iniciativa visa "criar um espaço de reflexão e debate junto dos mais jovens, no sentido de consciencializar e preparar para as questões que envolvem a violência contra a pessoa idosa". "Foram criados vídeos, desenvolvido alguns inquéritos e, mais tarde, vamos perceber que impactos tiveram esses conteúdos", referiu Carlos Branco no lançamento da campanha.

O Presidente do Município, Domingos Bragança, lembrou que em Guimarães as instituições de solidariedade social tem sido "cada vez mais capacitadas". "Nestes quatros anos, a Câmara transferiu para estas instituições um valor a rondar os 4,5 milhões de euros. É importante ver a comunidade envolvida, mas também é importante ter recursos. A melhor forma de prevenir a violência contra os idosos é fazer com que os projectos sociais e comunitários entrem nas instituições para fazer uma melhor avaliação sobre o que está mal", aponta o Autarca, acrescentando que seria útil o Governo criar um projecto mais amplo, tal como acontece com o ProChild, na resposta aos idosos e com sede em Guimarães.  

Em Guimarães a iniciativa é organizada pela Comissão de Protecção ao Idoso, Associação Regional do Norte, que conta com o Município de Guimarães como parceiro, no âmbito do protocolo de cooperação institucional - Provedor do Idoso. A Comissão de Protecção ao Idoso é uma associação que se dedica à defesa e promoção dos direitos das pessoas idosas, desde 2013.

Marcações: Comissão de Protecção ao Idoso, O Silêncio tem voz, Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

Imprimir Email